A iluminação pública no contexto das cidades inteligentes

Dedico este espaço a compartilhar com os leitores a experiência que tive com o tema ao participar do evento Smart City Expo World Congress em Barcelona, na Espanha, onde tive a oportunidade de discutir com mais profundidade a iluminação inserida no contexto das cidades inteligentes e vislumbrar o que vem por aí em termos de inovação, aplicação de tecnologia e transformação real das cidades em ambientes melhores para se viver.

Barcelona por si só já atrai as atenções por ser uma cidade encantadora. Entretanto, já em minha chegada em uma noite de sábado, percebi que grande parte da cidade ainda não teve sua iluminação pública migrada para a tecnologia LED. Ainda há muita oportunidade para, além de aplicar conceitos de eficiência, já nesta substituição aplicar outros conceitos evitando intervenções sucessivas em menor período. A iluminação fazendo parte do contexto noturno da cidade deve ser planejada e seu projeto pensado para que a substituição tenha o atendimento dos parâmetros das vias e da evolução da cidade. 

Nas conversas prévias ao evento, a questão levantada por colegas foram: “será que o que estava somente no papel e nas apresentações ‘.ppt’ saíram do campo teórico para a realidade?” e “Qual será a evolução dos sistemas de controle integrados com a iluminação?”. Na feira pude perceber uma grande quantidade de empresas apresentando sistemas de telegestão e diversas com o “poste inteligente”, que utiliza a infraestrutura da iluminação que está por toda a cidade para incorporar outras funcionalidades em um sistema mais amplo de monitoramento, distribuição de rede, sensoriamento, câmeras etc. Tudo isto podendo estar alimentado ou não por um sistema solar e outras vezes podendo ser base para um carregador de veículos elétricos. Os sistemas de postes inteligentes utilizando tecnologia 5G e incorporando funcionalidades, mesmo parecendo uma aplicação em pequena escala atualmente, em certas aplicações e áreas da cidade, podem ter uma função importante e trazer uma solução integrada para questões relevantes como segurança, monitoramento, conectividade, interação com a população, entre outros. Ajudando a responder às questões levantadas, vi muitos dos sistemas apresentados já tendo utilização prática por algumas cidades do mundo e com estabilidade e resultados bastante consistentes.

As palestras realizadas durante o congresso contaram desde temas futuristas até aspectos práticos da ocupação da cidade e como as pessoas utilizam o espaço urbano. Foi bastante interessante ver a iluminação ocupando seu espaço neste contexto e como ela pode ser integrada no projeto mais amplo de futuro das cidades. Experiências de cidades compartilhadas também trouxeram ideias e encorajamento para o poder público investir no tema.

Diversas cidades do Brasil estiveram presentes no evento e em programações paralelas. Pude presenciar as discussões e temas que as prefeituras do Brasil participantes levaram para o evento e as iniciativas que em breve serão materializadas em ações e projetos aplicados em todas as regiões do país. É importante que o conhecimento e as experiências tenham aplicação prática nas cidades e que eventos locais sobre o tema das cidades inteligentes e iluminação pública tenham espaço no Brasil para aplicação da tecnologia em benefício das pessoas. 

Da mesma forma que vivenciei no Chile a quantidade de temas que temos em comum com aquele país, em Barcelona, tive a mesma impressão: a de que estamos em um momento em que temos que entender as questões locais e aplicar conceitos de iluminação que estão em pauta no mundo inteiro. São exemplos disso a tendência da redução da temperatura de cor nas cidades, a tecnologia de telegestão, a integração dos sistemas de controle em um ambiente mais amplo e, sobretudo, o planejamento disso tudo para que esta evolução seja percebida pelas pessoas.

Autor:

Por Luciano Haas Rosito, engenheiro eletricista, diretor comercial da Tecnowatt e coordenador da Comissão de Estudos CE: 03:034:03 – Luminárias e acessórios da ABNT/ Cobei. É professor das disciplinas de Iluminação de exteriores e Projeto de iluminação de exteriores do IPOG, e palestrante em seminários e eventos na área de iluminação e eficiência energética. | [email protected]

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo evento

Evento: CINASE
Data: 11/03/2025
Local: Porto Alegre - Rio Grande do Sul
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Agenda Setorial 2025
Data: 13/03/2025
Local: Windsor Barra Hotel
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: ENAM – Encontro Nacional de Máquinas Rotativas
Data: 18/03/2025
Local: Florianópolis (SC)
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: DISTRIBUTECH
Data: 24/03/2025
Local: Kay Bailey Hutchison Convention Center
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.