Fundamental para o bom funcionamento e confiabilidade da instalação e com a função de distribuir a energia elétrica através de pontos de consumo de um imóvel, seja ele residencial ou comercial, o painel elétrico deve ser construído seguindo as regulamentações técnicas, tais como NBR 5410, cujos princípios tratam da regulamentação para instalações elétricas em baixa tensão e a NR 10, que aborda a regulamentação para instalações e serviços em eletricidade.
No conjunto, é possível encontrar disjuntores, fusíveis, barramento elétrico, unidades de proteção, dentre outros componentes. Ou seja, trata-se de um equipamento que recebe energia elétrica de uma ou mais fontes de alimentação e, desse modo, distribui por um ou mais circuitos. No entanto, para realizar essa tarefa, o painel precisa ser construído de acordo com essas regulamentações técnicas.
A depender do tipo do painel elétrico, há outras normas técnicas que devem ser seguidas. E são esses painéis que comandam desde elevadores prediais, escadas rolantes, caixas d’água e, para além disso, podem controlar temperatura em piscina, ar condicionado, automatizar espaços comerciais, residenciais e industriais.
A pesquisa setorial desta edição é dedicada a este segmento. Nas tabelas publicadas a seguir o leitor encontrará uma relação atualizada de fabricantes e distribuidores, feita a partir de um levantamento realizado com dezenas empresas da área. Além disso, destaca os segmentos de atuação de cada fornecedor, bem como canais de vendas, certificações e informações sobre atendimento ao cliente.