A Mulher e a Conquista de Espaço no Brasil

Por: Carla Damasceno Peixoto

Apesar da primeira importante conquista das mulheres no cenário político brasileiro – o direito a voto instituído por decreto lei em 24/02/1932 – vários desafios ocorreram nas décadas seguintes, incluindo preconceito e prescrição de gênero, poucas representações femininas e violência contra as mulheres. Atualmente a composição do Congresso Brasileiro por gênero atingiu média em torno de 19% na Câmara dos Deputados e 15% no Senado – percentual pouco significativo apesar das mulheres alcançarem pouco mais da metade da população brasileira.

Ainda hoje, a luta pela igualdade de gênero e pela participação plena e igualitária das mulheres não só na política, como também nas carreiras STEM (sigla, em inglês, usada para designar as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) é um tema relevante e atual. 

No Setor Eletroenergético Brasileiro, tradicionalmente de maioria masculina, segundo dados do Balanço Energético Anual do Ministério de Minas e Energia, a taxa de ocupação feminina neste setor vem crescendo nos últimos anos, mas continua baixa. Em 2019, as mulheres representavam a média em torno de 20% da força de trabalho total, abrangendo a geração, transmissão e distribuição de eletricidade, petróleo e gás e energia renovável.

No entanto, o governo e o setor privado vêm trabalhando para promover maior diversidade e inclusão de gênero. Em 2020, o Ministério de Minas e Energia lançou o “Programa Energia com Igualdade”, que visa promover a igualdade de gênero no setor por meio de iniciativas como programas de treinamento e desenvolvimento, mentorias e campanhas de conscientização.

A preocupação não é só a nível nacional e sim mundial, de acordo com a pesquisa de gênero na área de energia renovável, publicado pela agência “International Renewable Energy Agency (IRENA)”, as mulheres representam em torno de 32% da força de trabalho de energia renovável na América Latina. Segundo o texto publicado por esta agência internacional, é necessário fortalecer a cooperação internacional para promover a igualdade de gênero na transformação energética no setor de renováveis.

Seguindo a tendencia mundial algumas empresas de energia no Brasil já iniciaram suas próprias políticas de diversidade e inclusão, incluindo medidas para aumentar a representação de mulheres em cargos de liderança e reduzir a discriminação de gênero no local de trabalho. Esses esforços são importantes para criar um setor de energia mais igualitário e inclusivo no Brasil e garantir que as mulheres tenham oportunidades iguais de progressão na carreira e desenvolvimento profissional. 

Outro indicador da reduzida presença de mulheres no setor de energia compreende o número em cargos de liderança. Conforme levantamento realizado pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB) em 2020, as mulheres em cargos de decisão representavam cerca de 6%.

O Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica Cigre-Brasil – sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1971, cujo objetivo é promover o intercâmbio e o desenvolvimento da engenharia no Brasil, no campo da produção, transmissão e distribuição de energia elétrica, e a missão é compartilhar conhecimentos técnicos e experiencias no setor eletroenergético – tem um papel fundamental estimulando e capacitando tecnicamente as mulheres, preparando-as para participar e integrar este setor, melhorando o seu desenvolvimento profissional e, consequentemente, contribuindo não só para a melhoria das empresas nas quais trabalham, como também, para o próprio setor de energia do país. 

O Cigre-Brasil conta com o suporte de sua rede de especialistas voluntários a nível nacional e internacional, uma vez que faz parte da organização internacional composta de mais de 90 países – o Cigre. Esses especialistas voluntários distribuem-se em 16 Comitês de Estudo (CEs), abrangendo as diversas áreas do setor energético. Criou em 2017 o Comitê de Mulheres na Energia do Cigre-Brasil, cujas principais ações abrangem: apresentação de Fóruns e Webinares periódicos para fomentar e integrar as mulheres no setor; atuação  e mentoria dos assessores científicos dos CES para estimular as jovens alunas das instituições de ensino a participarem das atividades técnicas da organização CIGRE; estabelecimento do programa Women Writing Energy – WWE, iniciativa da atual presidente brasileira do Comitê Internacional de Mulheres na Energia do CIGRE (Women in Energy-WiE), Solange Ragazi David, apresentando às empresas associadas ao CIGRE-Brasil proposta para incentivar suas colaboradoras a escreverem artigos para os eventos técnicos; incentivo a integração das associadas aos grupos de estudo e trabalhos dos seus 16 CEs e coletar e analisar dados sobre diversidade e inclusão de gênero no setor de energia, para entender melhor as barreiras e as oportunidades para a igualdade de gênero, acompanhando o progresso ao longo do tempo.

Como mensagem, importante destacar que: nada define, ou limita uma mulher; importante investir continuamente na capacitação; os desafios são boas oportunidades de aprimoramento e, finalmente, equipes completas e unidas composta por mulheres e homens são mais fortes, já que as habilidades são complementares, portanto, alcançam resultados melhores e num menor espaço de tempo.

Autora:

Por Carla Damasceno Peixoto, engenheira eletricista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem pós graduação em Sistemas de Potência e atualmente é consultora de linhas subterrâneas de alta tensão, além de coordenadora do Customer Advisory Group(CAG) e membro dos Strategic Advisory Group(SAG) e Tutorial Advisory Group(TAG) – referente ao Study Committtee B1 – Insulated Cables do CIGRE-Internacional.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo evento

Evento: CINASE
Data: 11/03/2025
Local: Porto Alegre - Rio Grande do Sul
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Agenda Setorial 2025
Data: 13/03/2025
Local: Windsor Barra Hotel
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: ENAM – Encontro Nacional de Máquinas Rotativas
Data: 18/03/2025
Local: Florianópolis (SC)
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: DISTRIBUTECH
Data: 24/03/2025
Local: Kay Bailey Hutchison Convention Center
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.