O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e o Ministério de Minas e Energia (MME) emitiram notas com esclarecimentos sobre o apagão que atingiu 25 estados do Brasil e o Distrito Federal, na manhã desta terça-feira (15/08). De acordo com os órgãos, todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para que a energia seja plenamente restabelecida em todo o país, bem como para que suas causas sejam apuradas.
Veja abaixo a íntegra dos comunicados:
NOTA DE ESCLARECIMENTO – OCORRÊNCIA NO SIN EM 15.08.2023
Ocorrência no SIN interrompe 16 mil MW em todas as regiões do país. Até às 10h09, já tinham sido recompostos 7 mil MW de carga. Recomposição concluída nas regiões Sul e Sudeste.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que hoje, dia 15 de agosto, às 8h31m, houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência.
O Operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e estão concluídas nas regiões Sul e Sudeste. Até às 10h09, 7 mil MW já haviam sido recompostos.
Uma resposta
Parabéns Revista O Setor Elétrico.
Apresento um problema no sistema elétrico (ver publicação no link anexo) e a possível causa de desligamento em sistemas elétricos (ver comentário na publicação do link). Que pode talvez não ser a causa do atual desligamento, mas é um problema existente e que pode vir a causar outro desligamento e consequentemente apagão no futuro.
Ver o link anexo:
https://www.linkedin.com/posts/mayorca_sess%C3%A3o-especial-com-maur%C3%ADcio-tolmasquim-activity-7097096042365542400-sJjw?utm_source=share&utm_medium=member_android