Iniciando o ano de 2020, além de fazer um balanço dos avanços que tivemos no setor de iluminação nos últimos 12 meses, buscamos planejar e refletir o que devemos fazer em um ano onde deve haver forte investimento público na aplicação da tecnologia LED, tanto para as cidades em termos de melhoria da iluminação pública, quanto em obras de infraestrutura, que nesta fase, necessitam da aplicação de um bom projeto de iluminação. Além do investimento público, também há expectativa de investimentos em iluminação para a economia de energia e melhor produtividade e segurança no setor privado.
A busca pelo conhecimento em iluminação deve ser uma constante para quem trabalha no setor, visto que os projetos que se destacam atualmente trazem algum tipo de inovação, seja no produto que está sendo aplicado, nas tecnologias de iluminação conectada e sistemas de controle de iluminação, ou mesmo no conceito do projeto que deve sempre levar em conta a necessidade das pessoas em termos dos níveis de iluminação. Para isto, é necessária, normalmente, a utilização de software de cálculo luminotécnico e conhecimento dos equipamentos utilizados, que devem ter suas fotometrias validadas em laboratórios e atendendo as normas técnicas aplicáveis. Já passamos da fase de experimentação do LED, que é uma realidade, e buscamos qualificar cada vez mais o projeto utilizando as melhores técnicas, tendências e tecnologia de ponta.
Do ponto de vista normativo, seguem em 2020 a revisão da NBR 5101: Iluminação pública – Procedimento, que deve ser submetida à consulta pública no início deste ano. Esta revisão está em fase final, após diversas discussões sobre as modificações necessárias desde a sua última atualização no ano de 2012. Após a publicação da revisão da NBR 5101, deve ser avaliada a criação de uma norma brasileira de iluminação esportiva e a criação de publicações relativas à fotometria de luminárias e equipamentos LED. Desde agosto de 2019, foram retomados os trabalhos da CE:03:034:03 – Luminárias e acessórios, e foi iniciada a revisão da primeira norma a NBR 60598-1 Luminárias – parte 1: requisitos gerais e ensaios, que também deve ser submetida à consulta pública no primeiro semestre de 2020. Logo a seguir, já deve ser iniciada a revisão das normas particulares de luminárias, iniciando pela revisão da NBR 15129: Luminárias para iluminação pública — Requisitos particulares e outras normas que necessitam ser atualizadas.
Em 2020, em relação a feiras e eventos, teremos os eventos internacionais, como Light + Building, de 08 a 13 de março, em Frankfurt (Alemanha), e Lightfair, de 03 a 07 de maio, na cidade de Las Vegas (Estados Unidos), que devem trazer novidades e tendências que rapidamente têm se tornado opção nos projetos que serão realizados daqui para frente. Nossa maior feira de iluminação no Brasil, a Expolux em 2020, ocorrerá no mês de agosto, do dia 04 ao dia 07 deste mês, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Nesta feira, destacam-se o Prêmio Abilux de Projetos de Iluminação e Design de Luminárias, assim como o SimpoLED, que sempre traz importantes palestras nacionais e internacionais sobre os temas mais atuais do mundo da iluminação.
Para o ano de 2020, esperamos também o desenvolvimento e a aplicação do novo modelo regulatório proposto pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que poderá trazer mudanças significativas no que diz respeito à Portaria 20 e suas portarias complementares que instituem a certificação compulsória de luminárias públicas no Brasil, assim como a criação de um padrão e regulamento técnico para sistemas de telegestão para iluminação pública.
O ano de 2020 traz enormes desafios, junto com expectativas de grandes realizações profissionais a todos que atuam neste segmento, pois cada vez mais, temos opções e possibilidades de desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias em diversos segmentos do mercado de iluminação.