A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicou nesta semana os resultados do Planejamento dos Sistemas Isolados, a partir das informações apresentadas pelas distribuidoras em 2023, conforme estabelecido na Portaria MME n. 59/2022.
Com o objetivo de melhorar a experiência do leitor, o documento foi elaborado em novo formato, com maior destaque para os resultados e mantendo as informações mais relevantes. O Planejamento do Ciclo 2023 avaliou 196 localidades que fazem parte dos Sistemas Isolados, a previsão de interligação desses sistemas ao SIN, as projeções de crescimento do mercado consumidor dessas localidades, os índices de perdas, bem como as necessidades futuras de atendimento até 2028.
“O elevado custo com a Conta de Consumo de Combustíveis e a alta participação de geração a partir de óleo diesel, reforçam a importância do Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados. Assim, as análises realizadas pela EPE possibilitam também uma oportunidade para incorporar novas soluções de suprimento que possam reduzir o consumo de diesel e, consequentemente, o custo de geração e a redução das emissões nesses sistemas”, afirma a entidade.
Confira os documentos disponibilizados: