Com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Intelbras irá investir R$ 200 milhões em um Plano de Inovação para o desenvolvimento de produtos para diversas aplicações, como automação e Casa Inteligente, softwares para gerenciamento de equipamentos de segurança eletrônica, sistemas de controle de acesso e soluções de energia.
Integralmente realizado no Brasil, o Plano de Inovação da Intelbras compreende o período de 2024 a 2027. O apoio do BNDES visa ampliar a competividade da empresa em produtos eletrônicos e acelerar a adoção de tecnologias para geração de energia limpa.
O crédito de R$ 200 milhões ocorre no âmbito da linha BNDES Mais Inovação, cujo custo financeiro é baseado em TR (Taxa Referencial). O Plano de Inovação da companhia tem seus investimentos compatíveis com as missões de promover a transformação digital da indústria, com base na nova política industrial, que possui metas definidas até 2033.
“O investimento em inovação é a oportunidade que as empresas brasileiras têm para desenvolver tecnologias que hoje são indispensáveis e que vão ditar as regras no futuro, como a inteligência artificial”, afirma José Luís Gordon, diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES.
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destaca a retomada do Banco como grande instrumento de fomento ao desenvolvimento nacional, especialmente a partir de ações de financiamento a setores estratégicos da economia. “A neoindustrialização do Brasil é uma diretriz fundamental do governo Lula e, para isso, a atuação do Estado, a partir de uma relação colaborativa e complementar com o mercado, é indispensável”, afirma.
Segundo Rafael Boeing, Diretor Superintendente Financeiro da Intelbras, “a empresa carrega a inovação em seu DNA e desenvolve inúmeros produtos e soluções de qualidade que protegem, conectam, aproximam e transformam a vida das pessoas. Dentro deste cenário, a parceria firmada com o BNDES é essencial para cumprirmos nosso propósito de continuar levando alta tecnologia aos consumidores, além de assegurar os investimentos necessários, algo fundamental para apoiar o crescimento sustentável da empresa”.