A cidade do Rio de Janeiro vai sediar a próxima edição do Energy Summit, nos dias 17 a 19 de junho, no complexo cultural Cidades das Artes, na Barra da Tijuca. O Evento discute inovação e empreendedorismo em energia sustentável.
Organizado em parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), a expectativa é de que mais de 10 mil pessoas participem durante os três dias de programação, sendo representantes de empresas, de governos, de universidades, além de empreendedores e investidores interessados em acompanhar as principais novidades e debates sobre os próximos passos relacionados a energia e sustentabilidade em todo o mundo.
Segundo Hudson Mendonça, CEO do Energy Summit, o evento colocará o nosso país ainda mais como um protagonista na discussão global sobre transição energética. “Teremos a oportunidade de falar sobre os 4Ds da transição energética (Descarbonização, Descentralização, Digitalização e Democratização), em um único ambiente, reunindo as principais referências no mercado para isso”, comenta.
Serão mais de 70 horas de conteúdo, mais de 30 palestrantes, 5.000m² de área de exposição, além de muito networking e inúmeras oportunidades de negócios.
Além disso, serão 5 trilhas de conteúdos, sendo, Now & Tomorrow, espaço que trará as mais avançadas discussões sobre políticas públicas e novas tecnologias que mudarão o setor de energia como conhecemos hoje; Spark Solutions, trazendo o melhor das startups de energia e sustentabilidade e as melhores práticas de investimento nesses promissores setores; Market Dome, onde ocorrerão as discussões sobre as últimas tendências e inovações no mercado energético; Energy Insights, que reunirá especialistas e pesquisadores para insights e análises sobre as tendências atuais e futuras e Transition Ventures, garantindo a presença de investidores especializados em apresentar as melhores estratégias de investimento para os setores mais promissores de energia e sustentabilidade.
Entre os palestrantes confirmados estão nomes renomados como Lars Frølund (Membro do Conselho Europeu de Inovação Especialista em Deeptechs), Robert Armstrong (Diretor do MIT Energy Initiative), Travis Hunter (Diretor Global do MIT REAP), Cheryl Martin (ex- Diretora da ARPE-e) e Emily Knight (Presidente da Aceleradora The Engine).
Para André Miceli, CEO da MIT Technology Review Brasil, nomes como esses só reforçam como este encontro irá entrar para a história como o mais impactante do setor nos últimos anos. “É muito importante contar com nomes internacionais como estes, pois além de passar credibilidade, evidencia a importância que o Brasil tem em relação às discussões que já existem sobre inovação, tecnologia e investimento em transição energética global, além de ajudar a identificar quais deverão ser os próximos passos a serem tomados”, reforça.