O setor elétrico brasileiro está em plena transformação. A abertura do Ambiente de Contratação Livre (ACL) para toda a alta tensão traz oportunidades e novos desafios para todos os profissionais na área. A evolução das regras de segurança na comercialização de energia propõe uma atenção a riscos inédita. As mudanças da matriz de geração do país tornam mais complexos os cálculos de preços e a operação do sistema. Mais do que nunca, a capacitação é imprescindível para quem quer atuar no segmento.
Focados na importância da formação desses especialistas, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e a FGV lançam mais uma edição da Certificação de Operadores do Mercado. O exame avalia o conhecimento dos participantes sobre as regras, a legislação e as operações que permeiam o setor de energia no Brasil e comprova a qualidade técnica de quem obtém o diploma.
As inscrições para a prova serão abertas no dia 24 de abril e o teste será aplicado em 15 de setembro. Para os interessados, está disponível no portal da CCEE o edital completo do processo: Clique aqui para fazer download do documento.
O arquivo traz o regulamento completo para a obtenção do certificado e a ementa com o conteúdo que cairá na prova, além de referências bibliográficas. Os alunos que tiverem sugestões de melhoria ou dúvidas, podem enviar um e-mail para [email protected] até 5 de abril.
A Certificação de Operadores de Mercado avalia os conhecimentos dos participantes com relação às regras do setor, à legislação aplicável e às operações na CCEE. O diploma obtido tem validade de quatro anos. Assim como ocorre desde 2021, todo o processo ocorrerá de forma online, facilitando o acesso para pessoas de qualquer região do país. O teste será aplicado em plataforma digital de fácil conexão e
usabilidade simples.
Em 2020, devido à pandemia de COVID-19, a prova foi interrompida. Por isso, em 2024, não haverá processo de recertificação, uma vez que não há diplomas com vencimento para este ano.