Light + Building 2024 – Minhas percepções

Dos dias 03 a 08 de março de 2024 foi realizada em Frankfurt, na Alemanha, a L+B 2024 (Light+Buiding), um dos maiores eventos de iluminação do ocidente. Foi minha primeira vez nesta feira, na qual tive oportunidade de visitar, durante os seis dias de evento, todos os pavilhões, onde também estava o estande da B.E.G, empresa da qual faço parte no Brasil. 

Falando de iluminação pública, pude perceber, nos diversos estandes de fabricantes deste segmento, a preocupação com o uso de temperaturas de cor mais baixas e a questão do espectro controlado dos LEDs. O branco dinâmico, ou seja, o uso de mais de uma temperatura de cor nas luminárias públicas chegou com força e já é uma realidade, assim como o uso de telegestão e postes inteligentes com diversas funções. O que demonstra que passamos do tempo de falar de melhoria de eficácia dos LEDs, para melhoria das condições do sistema de iluminação como um todo. 

Um dos fabricantes presentes, estava demonstrando sistemas de controle de iluminação pública utilizando-se de câmeras integradas para que comando e programações fossem feitas de acordo com a ocupação do espaço e o tipo de trânsito de veículos. Tudo isto controlado por um software que permite programar os parâmetros e monitorar o que acontece no sistema.

A preocupação com sustentabilidade e uso de materiais mais eficientes e reutilizáveis também fez parte da feira, incluindo a concepção do produto levando em conta os requisitos da economia circular. Deixa-se de falar de um início e fim de vida de um produto com seu descarte, mas um melhor aproveitamento de todas as fases da cadeia produtiva e de sua reutilização. Estes aspectos também precisam ser considerados para que esta mudança seja efetiva e vire realidade, caso contrário, o produto poderá ser classificado como “Greenwashing”, por não atender aos princípios sustentáveis. 

Na feira, os grandes players globais apresentaram novas soluções e aplicações das mais diversas. As empresas especializadas em sistemas de controle de iluminação, por sua vez, mostraram ao mundo novas interfaces, que permitem a utilização de controladores capazes de gerir um prédio inteiro. Além disso, foram apresentadas ainda tecnologias de controle sem fio como o ambiente CASAMBI, que é baseado em Bluetooth Low Energy. Outro protocolo de destaque foi o KNX, instalado em um grande estande onde era possível aos visitantes interagirem com as suas funcionalidades. No Brasil, este tipo de tecnologia vem crescendo e sendo utilizada em larga escala por empresas diversas. A boa notícia é que os sistemas adotados já são “a prova do futuro”, ou seja, estão dentro dos parâmetros ambientais esperados para o segmento.

Chama a atenção a quantidade de empresas globais presentes na feira que ainda não despertaram para o potencial que o Brasil tem e com a sinergia com outras empresas que já estão no país. Por outro lado, o ambiente de negócios e maturidade no segmento de iluminação precisa melhorar para que possamos utilizar mais tecnologia oferecida por estas empresas. Um exemplo é o protocolo DALI que na Europa é amplamente conhecido e utilizado, e no Brasil, há poucos profissionais e empresas habilitadas a trabalharem com este protocolo.  Por já ter participado de outras feiras nos Estados Unidos, em anos anteriores, percebo também, no mundo da iluminação, uma ruptura entre os continentes e o Brasil buscando se adequar às diferenças tecnológicas. Enquanto as normas Internacionais IEC buscam unificar padrões e tornar os sistemas mais globalizados, as normas regionais e de cada país, muitas vezes limitam a utilização e impedem a unificação de tecnologias. 

Ter esta vivência prática na L+B 2024, acrescentou muito na minha percepção de negócios de iluminação. Aos colegas da área que tiverem a oportunidade futura de participar de eventos semelhantes, recomendo um planejamento prévio para que aproveitem ao máximo o conhecimento disponível, participando das atividades dos estandes e na feira. Além disso, desejo que, assim como eu, retornem ao Brasil com ideias e soluções inovadoras, aplicáveis ao nosso segmento.

Homem de terno e gravata ao lado de placa

Descrição gerada automaticamente Placa de madeira com fundo branco

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Pessoas na frente de uma loja

Descrição gerada automaticamente Grupo de pessoas posando para foto em frente a estabelecimento

Descrição gerada automaticamente


Sobre o autor:

Luciano Rosito é engenheiro eletricista, especialista em iluminação e iluminação pública. Professor de cursos de iluminação pública no Brasil e exterior.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo evento

Evento: CINASE
Data: 11/03/2025
Local: Porto Alegre - Rio Grande do Sul
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Agenda Setorial 2025
Data: 13/03/2025
Local: Windsor Barra Hotel
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: ENAM – Encontro Nacional de Máquinas Rotativas
Data: 18/03/2025
Local: Florianópolis (SC)
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: DISTRIBUTECH
Data: 24/03/2025
Local: Kay Bailey Hutchison Convention Center
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.