Evento gratuito e com vagas limitadas faz parte do Dia Internacional da Segurança contra os Efeitos Nocivos das Descargas Atmosféricas
De acordo com dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), o Brasil é o país campeão em descargas elétricas no mundo, com um registro médio de 78 milhões de descargas por ano. O estudo indica ainda que, em média, 110 pessoas morrem atingidas por raios no ano, além de deixar mais de 200 feridas.
Para promover a conscientização sobre os perigos desses fenômenos, o Instituto de Energia e Ambiente Universidade de São Paulo (IEE/USP) promove o VI Workshop de Proteção contra Descargas Atmosféricas ILSD Brazil 2024, nos dias 27 e 28 de junho, no Auditório do IEE/USP.
O evento faz parte do ILSD 2024, sigla em inglês para Dia Internacional da Segurança contra os Efeitos Nocivos das Descargas Atmosféricas e contará com palestras de autoridades no assunto do Brasil e do exterior que compartilharão seu conhecimento sobre tecnologias e estudos voltados à proteção contra esse fenômeno.
“Na edição deste ano, faremos uma participação virtual, ao vivo, do evento principal que deu origem as atividades realizadas em vários países, justamente para alertar sobre os perigos das descargas atmosféricas. É a primeira vez que somos convidados a participar em tempo real, comprovando a relevância no nosso workshop, realizado no Brasil”, esclarece o chefe substituto da Divisão Científica de Planejamento, Análise e Desenvolvimento Energético do IEE/USP), Hélio Sueta.
Sueta informa que a programação contará, ainda, com a participação de autoridades no assunto do Brasil e do exterior que apresentarão dados sobre mudanças climáticas, normas de proteção e estatísticas mundiais sobre acidente fatais envolvendo descargas elétricas provocadas pela queda de raios.
Acesse o link e confira a programação.
O evento é voltado a estudantes, acadêmicos e profissionais do setor. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas serão realizadas exclusivamente pelo email: [email protected].
No ato da inscrição, os interessados devem informar nome, e-mail e instituição de vínculo. De acordo com a organização, haverá emissão de declaração de participação para os inscritos que frequentarem os dois dias de evento.