Parceria com a WEG, equipamento foi instalado no município de Cacoal e atenderá 40 mil residências com energia elétrica
A Energisa Rondônia inaugurou, em parceria com a WEG, a primeira subestação móvel digital do país, instalada no município de Cacoal. Com investimento de R$ 13,5 milhões, o maquinário tem capacidade de 25 MVA e atenderá 40 mil residências com energia elétrica. Com a instalação, será possível restabelecer a energia de forma rápida e segura em casos emergenciais, aumentar a disponibilidade de energia no sistema e ajudar nas manutenções programadas em transformadores de força e subestações.
A nova subestação móvel incorpora a mais avançada tecnologia disponível no mercado, destacando-se por suas duas unidades conversoras (Merging Units) que asseguram a segurança na digitalização e compartilhamento de dados com outros componentes do sistema de proteção e controle. Este sistema integra equipamentos e sensores capazes de coletar e armazenar dados, transformando-os em informações que possibilitam a proteção, controle, monitoramento e automação das operações, por meio de análises em tempo real.
“O maquinário desempenha funções em diversas configurações, atendendo várias subestações da rede de energia elétrica do estado de Rondônia. Isso assegura um atendimento seguro e rápido de acordo com as necessidades particulares do Estado”, explica o coordenador de Manutenção da Energisa, Welton Sirqueira Rodrigues.
A subestação pesa 66,5 toneladas e tem 15 metros de comprimento e cerca de 3 metros de largura. Em Cacoal, o equipamento entrará em operação durante a troca de um transformador que aumentará a capacidade de fornecimento de energia no município.