Conheça os vencedores de todas as categorias. Cerimônia em Brasília teve presença de autoridades políticas e setoriais, além de apresentação da Sinfonia da Energia
Em uma noite marcada pela celebração da essencialidade do segmento de distribuição de energia, a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) realizou a 26ª edição do Prêmio Abradee, no Clube Naval de Brasília. A cerimônia, que contou com a presença de importantes autoridades públicas e empresariais, consagrou as distribuidoras de energia que mais se destacaram em categorias como Saúde e Segurança, Qualidade da Gestão, Inovação, Avaliação pelo Cliente, entre outras.
Os principais prêmios da noite, Melhor Distribuidora Nacional, foram conquistados pela CPFL Santa Cruz, para empresas com mais de 500 mil consumidores, e DMED, vencedora entre as empresas com até 500 mil consumidores. O reconhecimento consagra a trajetória de excelência das empresas em todas as frentes avaliadas, desde a gestão até a inovação e a satisfação do cliente.
Na categoria de empresas com até 500 mil consumidores, a DMED também venceu nos critérios: Saúde e Segurança, Avaliação pelo Cliente e Gestão Operacional.
Na avaliação das empresas com mais de 500 mil consumidores, a Neoenergia Cosern venceu a categoria Saúde e Segurança (Menção Honrosa), novidade incluída nesta edição do Prêmio. Em ASG, categoria que evoluiu desde a última edição do prêmio adotando critérios mais abrangentes e alinhados ao conceito mais moderno utilizado pelo mercado, a CPFL Paulista foi a premiada. No critério Qualidade da Gestão, a Neoenergia Elektro conquistou o primeiro lugar, reafirmando a eficiência de suas práticas de gestão. Já em Gestão da Inovação, o destaque foi para a Copel Distribuição, que demonstrou ser uma força motriz na incorporação de novas tendências e tecnologias e processos. Outro momento de destaque da noite foi a premiação em Avaliação pelo Cliente, que consagrou a CPFL Santa Cruz entre as empresas de grande porte mais bem avaliada por seus consumidores.
Energisa ficou em primeiro lugar em três categorias de gestão: Operacional, vencida pela Energisa Sul-Sudeste, Gestão Econômico-Financeira, com a Energisa Mato Grosso do Sul levando o troféu e Evolução do Desempenho, vencida pela Energisa Rondônia.
Na análise regional, as vencedoras foram Neoenergia Cosern na região Nordeste, Energisa Tocantins no Norte/Centro-Oeste, CPFL Santa Cruz no Sudeste e RGE no Sul.
A cerimônia também foi uma oportunidade para discutir os desafios do setor, com a presença de autoridades como o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, os deputados Sílvia Waiãpi e Júlio Lopes, além de representantes de órgãos e instituições como ONS, EPE, CCEE, dos consumidores e de associações e entidades do setor elétrico. Em seu discurso, o presidente da Abradee, Marcos Madureira, reforçou a importância do prêmio como um incentivo para o contínuo aprimoramento e a busca por excelência do segmento de distribuição de energia. “O Prêmio Abradee celebra a excelência das empresas do segmento de distribuição de energia, e funciona como um catalisador para o contínuo aperfeiçoamento das práticas e gestão das companhias. Além disso, reflete a confiança e a satisfação dos consumidores em relação à qualidade dos serviços prestados.”, afirmou Madureira.
O Ministro de Minas e Energia destacou a relevância do segmento de distribuição para o país e para os brasileiros: “estamos avançando com responsabilidade e compromisso com a qualidade, como a Abradee destacou aqui hoje. Nosso objetivo comum é garantir que cada brasileira e brasileiro tenha acesso a uma energia de qualidade, sempre com inovação, responsabilidade e, acima de tudo, respeito ao consumidor. Parabéns às distribuidoras, parabéns a todo o setor de distribuição do Brasil.”, concluiu o Ministro Alexandre Silveira.
Já Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel, pontuou que o setor segue em contínuo aprimoramento e equilíbrio: “Nosso objetivo comum é um setor elétrico equilibrado, onde os serviços sejam prestados com justiça e sustentabilidade.”
Sinfonia da Distribuição de Energia
Além das premiações tradicionais, a cerimônia deste ano trouxe uma surpresa especial que encantou o público presente. Em uma fusão inusitada entre natureza e música, o artista multimídia brasileiro Jarbas Agnelli apresentou a inédita “Sinfonia da Distribuição de Energia”, uma versão expandida de sua icônica melodia “Birds on the Wires”, produzida há 15 anos. O espetáculo foi uma celebração visual e musical da biodiversidade brasileira, utilizando 60 imagens de pássaros pousados em fios elétricos, capturadas por observadores de aves de todo o Brasil.
A obra, idealizada pela agência Africa Creative, contou com a participação de 15 músicos que, ao longo de 8 minutos, traduziram a harmonia das aves em uma experiência orquestral única. Para Agnelli, reviver essa sinfonia é como retornar a uma conversa antiga, mas com novas histórias para contar. “A cada imagem de pássaro sobre os fios elétricos, vejo uma nota que traduz a diversidade e a beleza da nossa fauna. Esta nova versão é uma celebração da natureza e da energia que movem nosso país”, disse o artista. Cada instrumento foi conectado a uma imagem de um pássaro nos fios, reforçando o compromisso das distribuidoras de energia com a sustentabilidade, e evidenciando o papel fundamental da energia elétrica.
O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da Abradee no YouTube (Link), e vídeo curtos serão disponibilizados em todas as redes sociais da associação.