Criado em 2022, o Energy Day é um ecossistema de inovação aberta para apoiar seus stakeholders na construção de novos projetos e negócios envolvendo a transição energética, oferecendo uma dinâmica produtiva, facilitando a construção de pontes e a discussão de temas relevantes aos diversos mercados de Energia, com o objetivo de gerar novas oportunidades aos participantes.
“É incomum a lógica de ecossistema de inovação mais amplo e a inovação aberta serem utilizadas nos diversos mercados de Energia. Nossa abordagem visa ampliar o espectro de atuação dos stakeholders para proporcionar mais oportunidades na criação de valor agregado a estes mercados, complementando a atuação dos já consagrados programas de P&D das agências reguladoras,”, pondera Fabio Zoppi, sócio da INTENTOS e fundador do Energy Day.
Em 2022 e 2023 foram 7 encontros, realizados no Sul, Sudeste e Nordeste, envolvendo e impactando cerca de 600 profissionais dos ecossistemas de inovação & energia. A sequência deste ano do Energy Day teve início em 29 de maio, no dia Mundial da Energia, e contou com mais 4 encontros adicionais realizados nos ambientes de inovação Learning Village, Cietec USP e no CUBO Itaú, que será host do encerramento da sequência no próximo dia 21 de Novembro.
“O Energy Day faz com que as pessoas não só conversem entre si, mas entendam problemas e soluções e sejam provocadas a falar, trazendo um entendimento amplo das oportunidades e seus desafios”, elucida Luiz Miranda, founder na EnergyC.
Entre os participantes encontram-se executivos de grandes empresas dos diversos mercados existentes de Energia: 2W Ecobank, AES, Alupar, Atmo Energia, Auren, Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, CEMIG, CI&T, CPFL, Deloitte, EDP Brasil, FIESP, ISA CTEEP, Landis+Gyr, Grupo Moura, MOVA Niterra, Thymos Energia, Tupi, Vestas, entre outros.
Segundo Sergio Antezana, Superintendente de Transmissão de Energia na Alupar, o Energy Day tem uma proposta diferente e interessante, sendo uma ótima oportunidade de conexão entre diferentes players e diferentes interesses, e com isso construir soluções para problemas reais apresentados e discutidos entre todos.
Participam também Institutos de Ciência e Tecnologia: CEAR da UFPB, CESAR, FIT, FITec, Inatel, IPT, Lactec, Parque Tecnológico de Sorocaba, entre outros. Participam também muitas startups & scaleups energytechs, greentechs & climatechs com propostas de valor aos diversos mercados de Energia, algumas universidades como UNESP e USP, órgãos de fomento como Embrapii e Fapesp, e alguns fundos de investimento privado com tese em transição energética. O Energy Day conta com o apoio institucional da ABRACEEL, ACATE Energia, CESAR, Cietec, Embrapii, GVANGELS, IPT e São Paulo Negócios, adicionando importância do reconhecimento da iniciativa.
“Para a Embrapii é muito importante participar do Energy Day, com tantas empresas inovadoras, e apresentar como nós podemos apoiar startups, médias e grandes empresas a inovarem, e desta forma serem mais competitivas, criando mais valor agregado em nosso país”, ressalta Fábio Cavalcante, Coordenador de Relações com o Mercado da Embrapii.
O Energy Day representa uma oportunidade imperdível para startups & scaleups energytechs, greentechs & climatechs com proposta de valor aos diversos mercados de Energia, médias e grandes empresas com atuação nestes mercados, universidades & ICT´s, órgãos de fomento & subvenção pública e fundos de investimento privado, interessados em construir projetos objetivando a transição energética. Mais informações e atualizações na página no LinkedIn https://www.linkedin.com/company/circuitoenergyday