Entre os destaques, a companhia obteve o 5º lugar na Categoria Empresa – Inovação Aberta – e a 7ª posição na Categoria Equipe – Inovação de Transformação
A ENGIE obteve três conquistas no Prêmio AEVO de Intraempreendedorismo, com destaque para a 5ª colocação na Categoria Empresa – Inovação Aberta – e para a 7ª posição na Categoria Equipe – Inovação de Transformação. A cerimônia de premiação, realizada em 11 de dezembro, em São Paulo (SP), contou com a presença das principais lideranças de organizações referências em inovação no Brasil. Representando a ENGIE, subiram ao palco a Coordenadora de Inovação e P&D, Caroline Dutra (à direita), e a Analista de Inovação e P&D, Jéssica Ronconi.
Para o Diretor de Operação da ENGIE Brasil Energia, José Laydner, embora esta premiação não seja tradicionalmente forte entre as empresas de energia, estar entre as top 10 ao lado de empresas dos setores alimentício, logístico, financeiro e de construção – que precisam lançar produtos inovadores rotineiramente – representa que a ENGIE vem inovando com ótimos resultados em um mercado tradicionalmente conservador quando se observa o setor de energia.
O reconhecimento na categoria Empresa – Inovação Aberta se deu pelo projeto INOVE, programa que incentiva os colaboradores a desenvolverem projetos e iniciativas que solucionem problemas reais ou ações já endereçadas internamente em cada área. Entre 2023 e 2024, o programa somou 40% de engajamento. “Essas três conquistas reafirmam o compromisso da ENGIE com a inovação, que está entre os pilares da companhia para garantir a excelência e competitividades dos nossos negócios. Acreditamos no potencial da colaboração para gerar soluções inovadoras, que só são possíveis graças a uma equipe de alta performance que está sempre em busca da melhoria dos nossos processos”, celebra o Gerente de Performance e Inovação, Felipe Rejes de Simoni.
O programa INOVE é contínuo e aberto ao público interno, e conta também com desafios temáticos para estimular a participação dos funcionários, com gameficação e bonificação financeira atrelada como recompensa. Em 2023, o tema foi voltado ao meio ambiente, com o nome Jornada Pelo Clima, que promoveu duas categorias “Agente redutor” e “Amigo do clima” – ao todo, foram dois meses de desafio interno, 70 iniciativas coletadas e mais de 30 áreas envolvidas, com premiação para os primeiros colocados. Neste período, houve um recorde de cadastro no programa, com mais de 200 iniciativas inscritas e recorde de participação no One ENGIE Awards, com mais de 60 iniciativas cadastradas, com três finalistas e um projeto campeão.
O One ENGIE Awards é uma premiação mundial do grupo que visa destacar as melhores práticas dos colaboradores e colaboradoras em projetos de Inovação.
A ENGIE também conquistou ainda o 9º lugar na Categoria Empresa – Inovação de Transformação.