Redução foi possível com investimento, por parte da empresa, de mais de R$ 4,5 bilhões em distribuição de energia no ano passado para aumentar a resiliência do sistema de distribuição
Em 2024, os consumidores da Cemig tiveram uma redução de aproximadamente 2,5 horas no DEC percebido, o que representa uma diminuição de cerca de 14% na quantidade de interrupções e de 13% no tempo de restabelecimento do serviço. O DEC é a sigla para “Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora”, um dos principais indicadores do setor elétrico nacional.
Para alcançar esse resultado, a Cemig investiu mais de R$ 4,5 bilhões apenas no ano passado na rede de distribuição de sua área de concessão que abrange 774 municípios mineiros, com destaque para a construção de mais de mil km de linhas de alta tensão, 9 mil km de redes de média tensão, além da entrega de 30 novas subestações em todo o estado.
“Esses investimentos aumentam a resiliência da rede de distribuição da Cemig, melhoram a qualidade do fornecimento e demonstram o compromisso da companhia em oferecer um serviço cada vez melhor para os nossos mais de 9 milhões de clientes de Minas Gerais”, afirma o superintendente de Operação da Distribuição da empresa, Alisson Chagas.
A Cemig também adotou medidas para automatizar a rede elétrica e reduzir o tempo de desligamento em caso de ocorrências. No ano passado, cerca de 2.700 religadores foram instalados na rede de distribuição.
“Esses equipamentos auxiliam na identificação rápida do ponto afetado em caso de incidentes, como, por exemplo, a queda de uma árvore sobre a rede elétrica. Esses dispositivos isolam automaticamente a área danificada, normalizando o fornecimento de energia para a maioria dos clientes que não estão no trecho afetado”, explica o Superintendente.
Período de cenários atmosféricos extremos
A Cemig também se preparou para o período chuvoso, que em Minas Gerais ocorre entre outubro e março. Importante destacar que somente de outubro a 1ª semana de janeiro, o Centro de Meteorologia da Cemig detectou mais de 940 mil raios em todo o estado, o que demonstra o grande desafio da operação nesta época do ano.
Dessa forma, a manutenção preventiva tem um papel muito importante para superar esses desafios. Em 2024, a companhia destinou mais de R$ 300 milhões em ações para reduzir ocorrências causadas por quedas de galhos e árvores sobre a rede, além da limpeza de faixa de servidão e inspeções de circuitos elétricos. Foram podadas mais de 730 mil árvores e inspecionados mais de 140 mil km de redes.
Por fim, a empresa conta com um esquema especial para garantir o fornecimento de energia aos seus clientes. O contingente das equipes de campo da empresa pode saltar de 2.800 colaboradores para 8.500 profissionais.
“A Cemig possui um contingente de 2.800 colaboradores para os dias secos, que aumenta para 3.300 a 3.500 nos dias de chuva. Já em dias críticos, com grande impacto no sistema elétrico, a empresa pode mobilizar mais de 8.000 colaboradores, priorizando o restabelecimento da energia e suspendendo atividades programadas, como serviços comerciais e obras. Essa estratégia demonstra a preparação da empresa para atender a alta demanda em momentos de crise, garantindo o fornecimento de energia para seus clientes”, detalha Chagas.