Dados divulgados recentemente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a qualidade dos serviços de distribuição de energia elétrica alcançou em 2020 o melhor resultado histórico. Seguindo tendência de queda nos últimos anos, o serviço de fornecimento de eletricidade permaneceu disponível por 99,87% do tempo, na média do Brasil ao longo do ano passado.
Os consumidores ficaram apenas 11,5 horas em média sem energia no ano, o que representa uma redução de 10,51% em relação a 2019, quando registrou-se 12,85 horas. A frequência das interrupções se manteve em trajetória decrescente, reduzindo de 6,69 interrupções em 2019 para 6,03 interrupções em média em 2020, o que significa melhora de 9,87% no período.
Os dois indicadores em 2020 ficaram abaixo dos limites estabelecidos pela Aneel. Já a média de tempo sem energia ficou abaixo do limite pela primeira vez nos últimos 10 anos.
Desempenho por distribuidora
A ANEEL avaliou todas as concessionárias do país no período de janeiro a dezembro de 2020, divididas em dois grupos: concessionárias de grande porte, com número de unidades consumidoras maior que 400 mil; e concessionárias com menos de 400 mil consumidores.
Das empresas de grande porte, a campeã foi a Companhia Jaguari de Energia (CPFL Santa Cruz), seguida por Centrais Elétricas do Pará (Equatorial PA), com terceira posição empatada entre a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN) e a Energisa Sul-Sudeste – Distribuidora de Energia (ESS).
Das empresas com até 400 mil consumidores, as melhores foram: Muxfeldt Marin e Cia (MUXENERGIA, RS) em primeiro, Energisa Borborema (EBO, PB) em segundo e a Empresa Força e Luz João Cesa (EFLJC, SC) em terceiro.