Com foco na expansão da geração de energia limpa, a Neoenergia investiu R$ 3,1 bilhão no segmento de renováveis em 2021, um aumento de 246% em relação a 2020. Os recursos permitiram o avanço na construção de projetos estratégicos para a companhia. O destaque foi para a conclusão antecipada do Parque Eólico Neoenergia Chafariz (PB), hoje o maior da empresa em operação no país, totalizando os 471 MW de capacidade instalada. Os novos ativos impulsionaram a geração eólica, que foi de 758 GWh no quarto trimestre, um aumento de 35,35% em relação ao mesmo período do ano anterior. No ano, a geração foi de 2.313 GWh, 23,16% acima de 2020.
Chafariz conta, ao todo, com 15 parques localizados em uma região onde a companhia opera a linha de transmissão Neoenergia Santa Luzia e está construindo o Parque Solar Neoenergia Luzia, projetos que geram desenvolvimento sustentável para o Sertão nordestino. O primeiro parque teve a operação iniciada em julho de 2021 e, ao longo do semestre, a companhia avançou com as obras e a montagem das turbinas, iniciando a operação de 135 aerogeradores. A celeridade na entrega fez com que Chafariz contribuísse com o reforço da segurança do setor elétrico durante a crise hídrica.
Do total de investimentos do ano, R$ 2,8 bilhões foram para os parques eólicos. Os projetos eólicos contribuem para a descarbonização da economia e estão alinhados às metas de neutralizar as emissões até 2050. Até o final de 2022, a empresa atingirá o marco de triplicar a carteira de ativos eólicos, chegando a 1,6 GW, e atingirá 90% da capacidade instalada em renováveis.
A Neoenergia encerrou 2021 com 32 parques eólicos em operação, com capacidade instalada de 987 MW. Hoje, é quase o dobro em relação ao início do ano, que era de 516 MW. No fim de 2022, com a entrega do Parque Eólico Neoenergia Oitis, em construção entre o Piauí e a Bahia, o portfólio de ativos eólicos totalizará 1,6 GW.
Em Oitis, foi iniciada em dezembro a montagem dos primeiros aerogeradores que vão produzir energia limpa nos 12 parques do empreendimento, que será o maior da empresa no país, com capacidade instalada de 566,5 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 2,7 milhões de habitantes. Ao todo, serão 103 turbinas, de um dos mais modernos e eficientes modelos do mercado global. Saiba mais acessando o site da empresa aqui.