A Voltalia anunciou o desenvolvimento de mais um cluster para produção de energia limpa, agora no Sudeste. Depois de outros dois no Nordeste – Serra Branca (potencial de 2,4 GW, no Rio Grande do Norte) e Canudos (1 GW, na Bahia) –, chegou a vez de Arinos, cluster fotovoltaico com capacidade potencial superior a 1,5 GW no Estado de Minas Gerais.
O projeto é dedicado à geração de energia para portfólio próprio e para terceiros, inclusive já com parcerias firmadas, como com a CTG Brasil, além de outras. Após os atingimentos dos marcos de desenvolvimento acordados entre a Voltalia e os parceiros, estes comprarão parte significativa das plantas solares no cluster Arinos, pouco antes do início efetivo da construção.
Com o lançamento do cluster Arinos, a Voltalia confirmou sua capacidade de realizar projetos de grande escala no Brasil como produtora de energia renovável, assim como prestadora de serviços. “Há quase dez anos, desenvolvemos com sucesso esses grandes clusters eólicos e solares para produzir energia renovável acessível ao maior número de pessoas, um objetivo que está no centro de nossa missão”, diz Sébastien Clerc, CEO do grupo Voltalia.