A área de negócios de Motion da ABB no Brasil e a ComBio Energia fecharam uma parceria para facilitar o acesso de empresas instaladas no país a soluções inovadoras para elevar a eficiência energética. Pelo acordo, a ComBio passa a oferecer, por meio de contratos de locação – de curta, média ou longa duração – produtos da ABB, como inversores de frequência e motores elétricos, cubículos e soluções de automação para a substituição de equipamentos antigos, obsoletos e ineficientes, propiciando ganhos energéticos às instalações.
Um estudo global encomendado pela ABB à Sapio Research revelou que 99% da indústria brasileira já está investindo ou planejando investir para tornar seu uso de energia mais eficiente. Além disso, 89% dos entrevistados esperam aumentar os investimentos na área, enquanto 51% planejam atingir o Net Zero em cinco anos. No entanto, 47% das empresas no país apontaram o custo como uma grande barreira para melhorar sua eficiência energética. Apesar disso, a economia de gastos foi o motivo mais importante para investir (71%), seguido por compromissos de sustentabilidade corporativa (69%).
Estudos independentes apontam que, se os 300 milhões de sistemas acionados por motores industriais do mundo fossem substituídos por equipamentos otimizados e de alta eficiência, o consumo global de eletricidade poderia ser reduzido em 10%. Essa diminuição equivale a mais de 90% do consumo anual de toda a União Europeia.
Segundo os executivos, o foco é atender a indústria em geral. Setores com maiores potenciais são os de Papel & Celulose, Metalurgia e Siderurgia, Mineração, Cimento, Alimentos e Bebidas, Água e Saneamento, mas muitos outros se beneficiar desta parceria.