O trabalho de desenvolvimento e implementação de microgrids móveis conectadas à nuvem para alívio de desastres, elaborado pela Schneider Electric, foi nomeado para a Lista das Melhores Invenções de 2022 da revista Time, que apresenta as principais inovações capazes de mudar vidas. A tecnologia foi reconhecida na categoria Energia Verde.
Criado em parceria com a Footprint Project, organização sem fins lucrativos focada na implementação de equipamentos de energia renovável em comunidades afetadas por desastres climáticos e crises humanitárias, o projeto viabilizou o desenvolvimento de microgrids de energia limpa, com capacidade de serem implementadas rapidamente nas áreas impactadas.
Juntas, as organizações desenvolveram uma nova forma de levar eletricidade a tais regiões, através de soluções digitais fornecidas pelo Microsoft Azure, que garantem visibilidade em tempo real. Dessa forma, é possível que os locais otimizem suas funções com dados, distribuição de energia e gerenciamento desde o início.
Mais de 20 locais de apoio às comunidades receberam o suporte de geradores solares móveis que forneceram 100 kW+ de energia solar fotovoltaica e 350 kWh+ de armazenamento, atendendo mais de oito mil pessoas. Essas microgrids ajudam a ativar cozinhas comunitárias, com suporte para laptops e Wi-Fi, além de fornecer energia para instalações habitacionais de baixa renda para idosos.
Confira a lista completa de vencedores do prêmio “The Best Inventions of 2022”.