A hora é de criar

Edição 112 – Maio de 2015
Por José Starosta – Consultor Técnico

Choradeiras por todos os lados, até o time do Tite não anda lá bem das pernas, fazer o quê? Arregaçar as mangas e, com as armas que temos, ir à luta. As recomendações clássicas dos gurus de plantão para as épocas não muito oportunas como a que estamos passando são as arrumações internas, análise da posição dos clientes, restruturações, entendimento da situação, planejamento, atenção à área comercial e recapacitação de pessoal, sendo esta a minha preferida, afinal, sempre é hora de se aprender alguma coisa. Claro que a recomendação terapêutica mais popular para as épocas de crise seria a prática de sexo, mas vamos deixar este tema para as publicações desta área específica e nos ater à citada recapacitação ou treinamento, em engenharia, claro!

Pela frente, temos o nosso Cinase (Circuito Nacional do Setor Elétrico), a ser realizado em Joinville, nos dias 10 e 11 de junho, que promete, em seu novo formato, maior conteúdo e aproveitamento para os congressistas, expositores e apoiadores. A prometida “viagem” pelas instalações apresentará importantes temas, como os sistemas em média e baixa tensão, incluindo os painéis elétricos, linhas elétricas, transformadores, motores e acionamentos, iluminação, aterramento e proteção contra raios, qualidade de energia e compensação reativa, além de outros temas de grande importância em nossa área, culminando com um exclusivo workshop com a participação de todos os congressistas. Estamos todos ansiosos para o evento na terra do querido J.E.C.

Outro seminário respeitável desse nosso setor a acontecer em breve é a Conferência Brasileira sobre Qualidade da Energia Elétrica (CBQEE), o maior evento dedicado ao assunto em toda a América do Sul. A CBQEE já esteve sediada em todas as regiões do Brasil e, desta vez, acontece em Campina Grande, na Paraíba, entre 7 e 10 de julho, sob a organização da competente turma da Universidade Federal de Campina Grande. O evento tem sido responsável pela integração entre universidades, distribuidoras e órgãos da gestão pública de energia, além de empresas e profissionais com interesse no tema; assuntos não faltam.

O 12º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (Cobee), que se realizará nos dias 25 e 26 de agosto em São Paulo (SP), é organizado pela Abesco (associação das empresas de conservação de energia) e ocorre simultaneamente à Expo-Eficiência. É a principal oportunidade para a discussão do importante tema no Brasil, em que trabalhos de altíssimo nível de cases e propostas são esperados.

São estes três importantes encontros que premiam o Brasil em três regiões distintas e que merecem ser visitados por todos. Sem dúvida, são ótimas oportunidades para reciclagem, treinamento, negócios e aprendizado. Boa viagem a todos e, por que não, sexo de vez em quando…

Eng. José Starosta
Consultor da revista O Setor Elétrico
consultor@osetoreletrico.com.br

Atualizado em 7 de junho de 2021 por admin

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico