Algumas orientações para instalações Ex

Outubro de 2016

Por Marcos Herrera*

As instalações elétricas em áreas classificadas devem seguir as normas listadas na Tabela I, além das específicas para cada tipo de produto. Para uma escolha adequada, é necessário ter acesso à classificação de áreas. Este documento define a nomenclatura (Ex. IIB T6 para gases), assim como o nível de segurança (Ex. Gb para gases ou IIIA T55ºC Db para poeiras). Observe que, no caso de poeiras, o valor é nominal e numérico. A classe de temperatura deve ser observada na escolha dos produtos Ex, no caso de luminárias é imprescindível avaliar a classe de temperatura em função da escolha do elemento gerador de luz (lâmpada, módulo Led). A classificação de áreas define a(s) Zona(s) (0, 1, 2 para gases ou 20, 21 ou 22 para poeiras), o que não consta nos certificados de conformidades dos produtos, assim, a escolha adequada deve seguir conforme indicado na Tabela II.

Tabela I – Normas para instalações elétricas em áreas classificadas
ed-128_dicas-de-instalacao_tab-1

Tabela II – Classificação de áreas
ed-128_dicas-de-instalacao_tab-2

Tabela III – Tipos de proteção
ed-128_dicas-de-instalacao_tab-3

É bom observar adequadamente a classificação de temperatura dos equipamentos elétricos com a classificação de temperatura, como o exemplo para poeiras: para uma área classificada como III B T200ºC Zona 22 nível de segurança Dc, o produto a ser escolhido deve ter, no mínimo, nível de segurança Dc – produtos com nível de segurança Db podem ser aplicados neste exemplo – e a classe de temperatura do equipamento elétrico deve ser inferior a 200 ºC. Dessa maneira, uma luminária Ex classificada como T85ºC, T135 ºC ou até T195 ºC é indicada para esta área. Em resumo, a potência de superfície do equipamento elétrico deve ser menor que a temperatura indicada na classificação da área.

Tabela IV – Classes de temperatura
ed-128_dicas-de-instalacao_tab-4

Em áreas classificadas para poeiras não é necessário utilizar equipamentos à prova de explosão, podem ser utilizados equipamentos marcados como Ex t. A maioria dos equipamentos Ex pode ser utilizada nestas áreas (Ex d; Ex e; Ex n), já que os equipamentos já foram avaliados com relação ao grau de proteção e à elevação de temperatura, porém, eles devem atender ainda aos requisitos construtivos e de ensaios da ABN NBR IEC 60079-31. No caso de luminárias Ex, é necessário atentar para os requisitos da ABNT NBR IEC 60079-0, item 6.2.2, que determina, no máximo, 5 mW/mm2 para nível de segurança Db e 10 mW/mm2 para nível de segurança Dc.


*Marcos Herrera é engenheiro eletricista e responsável pela engenharia da Melfex.

Atualizado em 7 de junho de 2021 por Simone Vaiser

Posts Relacionados

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico