Artigos técnicos

22 out: ABNT atinge 100 normas sobre atmosferas explosivas

A ABNT atingiu, em 2021, o significativo marco de publicação ou atualização de 100 Normas Técnicas Brasileiras adotadas sobre o tema “atmosferas explosivas”. As Normas Técnicas brasileiras adotadas das Séries ABNT NBR IEC 60079 (atmosferas explosivas) e ABNT NBR ISO 80079 (equipamentos mecânicos “Ex”), idênticas às respectivas normas técnicas internacionais, vêm sendo publicadas ou atualizadas desde 2005, quando foi publicada pela ABNT a primeira Norma Técnica Brasileira adotada da Série ABNT NBR IEC 60079. As Normas Brasileiras sobre equipamentos e…

13 out: Inovação na rede coletora de energia de parques eólicos

INTRODUÇÃO Para o funcionamento adequado dos parques eólicos, em sua construção é instalada uma infraestrutura que permite escoar a energia elétrica gerada até a conexão com o sistema elétrico. A sua composição contém rede coletora e subestação, que precisam funcionar adequadamente para que o parque eólico possa injetar na rede toda a energia produzida.Quando essa infraestrutura não funciona de forma adequada, a rentabilidade esperada do parque eólico pode não ser atingida, pelos efeitos financeiros negativos da energia elétrica que poderia…

08 out: Softwares e dimensionamento de aterramento para SPDA

Histórico Até algum tempo atrás, as normas IEC [1] e ABNT [2] traziam um valor indicativo para a resistência da malha (ou, mais precisamente, “eletrodo de aterramento”) de aterramento para um sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), geralmente em torno de 10 Ohm. Embora tal referência tenha sido criticada (e retirada das edições atuais) por não levar em conta o comportamento compulsivo da descarga atmosférica, ela tinha a grande vantagem de exigir que o projetista realizasse um projeto completo,…

06 out: Desafios da manutenção em sistemas MT e AT

Assim como os demais nichos do mercado, a área de distribuição de energia enfrenta cenários desafiadores no que tange à manutenção e operação dos ativos. Com a evolução da demanda de carga e as incertezas climáticas diante do aquecimento global, o modelo tradicional de manutenção nessas instalações tem sofrido grandes transformações. Diante do cenário atual, permanecer com modelos convencionais de manutenção significa não se adaptar à nova realidade do sistema, que traz como desafio: Elevações e variações relevantes de temperatura…

05 out: Sobre o Fator de Potência de Referência no Brasil

Considerando-se o cenário de uma iminente nova crise energética no país, torna-se importante o resgate de antigas discussões técnicas relacionadas com uma eventual elevação do fator de potência de referência no Brasil, aplicado aos consumidores do Grupo A. Nesse sentido, no ano de 2010 foi realizado um workshop nas dependências da Universidade Federal de Uberlândia, com o objetivo de promover um fórum de discussões sobre o assunto, o qual contou com a presença de representantes de instituições como Aneel, ONS,…

05 out: A precisão do modelo geoelétrico

Os problemas de geofísica, de maneira geral, são do tipo inverso – são conhecidas a entrada e a saída, porém o modelo é desconhecido: A interpretação da curva de resistividades aparentes é feita através de um processo matemático chamado de inversão, que consiste em encontrar um modelo compatível com o conjunto de dados de entrada (correntes injetadas no solo) e de saída (diferenças de potencial na superfície do solo). Existem diversos métodos de otimização para resolver problemas inversos que, de…

04 ago: Processamento das curvas de resistividade aparente

NORMA ABNT NBR-7117-1 /2020 Parte 5 – Processamento das curvas de resistividade aparente Por Paulo Edmundo Freire* Considerando que os diferentes volumes de solo nas camadas rasas são “paralelados” pela malha de aterramento, é razoável pensar que a corrente se dividirá de forma inversa com as resistividades do solo raso do terreno. Uma espécie de compensação ocorrerá com uma fração maior da corrente injetada sendo dissipada para o solo em áreas de resistividade mais baixa e frações de corrente mais…

04 ago: XIV CBQEE reunirá academia, indústrias e concessionárias

Por Arthur Fernando Bonelli* Enquanto inúmeros eventos foram adiados por conta da pandemia de Covid-19, a diretoria da SBQEE, junto com seus conselheiros, decidiu manter a realização da 14ª edição da Conferência Brasileira sobre Qualidade da Energia Elétrica para este ano. Todavia, para sua viabilização, tivemos que adequar esta edição para um evento totalmente on-line. Destaca-se que o evento on-line seguirá uma lógica bem parecida às edições presenciais. Haverá seções técnicas com apresentação dos artigos aprovados (mais de 180 artigos),…

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico