As questões técnicas tratadas na XIII CBQEE

Tivemos a oportunidades de assistir, no instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul (SP), entre os dias 1 e 4 de setembro, a XIII edição da Conferência Brasileira Sobre Qualidade de Energia Elétrica (CBQEE). O evento, que se realiza bianualmente, contou aproximadamente com 230 trabalhos apresentados e três sessões plenárias, além da exposição de soluções relativas aos temas dos patrocinadores, e ainda, veículo elétrico.

O evento foi organizado pelo próprio Instituto Mauá de Tecnologia e pela Sociedade Brasileira da Qualidade da Energia Elétrica. A conferência foi iniciada no domingo, dia 1, com o minicurso ministrado pelo Profº José Rubens, da UFU, abordando os fatos históricos da qualidade de energia na legislação brasileira, até as atuais premissas do modulo 8 do Prodist – ANEEL e suas sequentes revisões. Sessão de abertura, plenárias e sessões técnicas abordaram, com bastante competência, as questões relacionadas aos fenômenos da qualidade de energia nas modelagens, medições, normalização com foco nos novos modelos de fontes e cargas que estão sendo implantados em nossas redes e instalações.

Temáticas como a penetração de potência na rede pelo efeito da geração distribuída (potência gerada maior que a consumida), qualidade dos componentes e equipamentos, necessária abordagem e normalização aos moldes do modelo PROCEL, porém com foco em qualidade da energia elétrica, responsabilidades de distribuidora, geradores e consumidores, comportamento de cargas distorcidas como as luminárias com a tecnologia LED, características de instrumentos e instrumentação de medição, ações de mitigação como filtros incluindo casos em GD, redes inteligentes, além de projetos de eficiência energética, e até mesmo as malditas caixinhas pretas estelionatárias que extorquem os mais desavisados. Sem dúvida, um encontro de altíssimo nível e vasto conteúdo que o qualifica como o maior evento do tema na América Latina. Mãos à obra, pois temos muito a resolver. Foz do Iguaçu nos espera em 2021!

 

Atualizado em 31 de agosto de 2021 por Maria Elisa Vaiser

Fazer um comentário

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico