As telhas metálicas utilizadas como elemento captor do SPDA

Por José Barbosa de Oliveira*

O Sistema de Proteção conta Descargas Atmosféricas (SPDA) inicia-se pela interceptação da descarga atmosférica. O subsistema de captação desempenha um papel fundamental na dinâmica da eficiência do sistema. Em uma primeira análise, sempre pensamos na adição de elementos captores, como mastros, captores tipo Franklin, malhas de condutoras através de cabos ou barras. Porém, os sistemas com um maior desempenho começam com a análise dos elementos naturais e das estruturas metálicas existentes na edificação (de suporte, decoração, segurança, como a estrutura metálica das coberturas, telhados, etc.).

A ABNT NBR 5419:2015 mais que permite a utilização de estruturas metálicas existentes como parte integrante do SPDA. Ela sugere que seja dada preferência por tal solução. Além disso, atribui um valor de maior desempenho quando se necessita reduzir os riscos de perdas causadas pelas descargas atmosféricas.

Então, podemos utilizar toda e qualquer estrutura metálica como parte integrante do nosso SPDA? A resposta é não. A ABNT NBR 5419:2015 impõe algumas exigências e características para a utilização destas estruturas. De uma forma geral, independentemente do subsistema, a estrutura tem que ter um caráter permanente, definitivo. Não se pode utilizar aquela estrutura que sofrerá alterações, manutenções ou substituições. Estruturas, como rufo, guarda-corpo e escadas, podem ser trocadas ou substituídas por outros compostos ou mesmo por elementos não metálicos, não atendendo mais à finalidade.

Outra exigência é a continuidade elétrica não poder ser revestida por elementos isolantes e atender a uma espessura mínima. As estruturas metálicas existentes devem ter continuidade elétrica ao longo de toda sua extensão, através de conexões entre os diversos elementos, realizadas por solda, caldeamento, frisamento, costurado, aparafusado ou conectado por parafusos e porcas. O revestimento isolante não permitirá a utilização da estrutura como componente da captação, mas a ABNT NBR 5419:2015 permite uma camada de 1 mm de asfalto ou 0,5 mm de PVC e pintura para proteger de corrosão ou estética.

A espessura mínima para que se possa utilizar a estrutura metálica existente como componente de captação é especialmente discutida quando da utilização de telhas metálicas e coberturas de tanques de combustível. No caso de telhados metálicos, usualmente, em galpões industriais, suportados ou não por estruturas metálicas, a sua utilização como elemento captor propicia uma enorme economia na implementação da solução e um maior desempenho, ponto de união de interesses entre projetista e investidor / proprietário. Porém, temos que vencer a exigência da espessura mínima.

A ABNT NBR 5419:2015 apresenta a tabela a seguir com os valores das espessuras mínimas para utilização de estruturas metálicas como elementos captores de um SPDA. Ela pode ser utilizada para todas as classes de proteção do SPDA, ou melhor, os valores de espessura por material são os mesmos, não dependendo das classes de proteção. Nesta tabela, encontramos uma coluna com os materiais que podem ser utilizados, uma coluna com as espessuras “t” e outra com as espessuras “t’”.

Quando se deseja prevenir contra perfurações e pontos quentes do lado interno da estrutura, a espessura “t” deve ser observada. Logo, caso haja área classificada abaixo da cobertura metálica, a opção de espessura deve ser maior ou igual a “t”. Conforme a tabela, no caso de aço, temos 4 mm. Fica claro que a mesma espessura é necessária se o objetivo for evitar a perfuração da estrutura.

Já quando não se trata de ambientes em área classificada e quando a perfuração da estrutura não for um problema, as espessuras “t’” podem ser adotas. É o caso de uma grande parte de galpões industriais. Assim, em um galpão cuja cobertura é composta por telhas metálicas com espessura maior ou igual a “t’”, não é um ambiente de área classificada, e a perfuração é aceitável, podendo ser dispensados os captores convencionais. Porém, um grande número de telhas fabricadas atualmente não possui esta espessura. Mas, calma. Não desanime com isto. Há uma alternativa que atenderá às exigências, permitindo a dispensa de captores convencionais, mesmo no caso de telhas com espessuras inferiores, quando abaixo das telhas metálicas, sustentando-as, houver uma estrutura metálica. Neste caso, as telhas metálicas, mesmo com espessuras inferiores, podem ficar fora do volume de proteção (se não for importante prevenir contra perfuração e não se tratar de área classificada). Não considerando as telhas, a estrutura metálica que as sustentam serão utilizadas como elemento natural de captação..


*José Barbosa de Oliveira é engenheiro eletricista e membro da comissão de estudos CE 03:64.10, do CB-3 da ABNT.

Atualizado em 7 de junho de 2021 por Redação

Posts Relacionados

Comentários (29)

Boa tarde, toda a estrutura de pára -raios podem ser usados como pontos de segurança, mosquetão, talabartes e outros pra se movimentar por todo o perímetro? Estou sugerindo ao meu cliente a instalação de uma estrutura independente ,dia razoável? Desde ja lhe sou grato, Abençoada semana!meu nome,Antônio, aseralmeida@gmail.com,,,,,,gratidão

Boa tarde!
No caso das telhas serem de fibrocimento e não se tratar de área classificada, a estrutura metálica sob o telhado poderá ser utilizada como elemento natural de captação? As telhas fixadas por parafusos metálicos direto na estrutura metálica correm o risco de perfurações?
Obrigado!

Não! Para ser caracterizado um captor natural, não deve ser colocado nenhum material sobre o mesmo, e este deve atender as espessuras mínimas da norma. No caso mencionado por você, a telha de fibrocimento ( não é captor natural) está acima da estrutura metálica, descaraterizando a estrutura como um captor natural.

Exemplos de captores naturais: Antenas, Guarda-corpo, Reservatório de água metálicos, escadas metálicas.

Pablo Guimarães.
Engenheiro Eletricista
Engenheiro de Segurança do Trabalho

Cicero Coelho Pedrosa

Boa noite!!!
Por favor estou construindo um barracão todo de estrutura metálica, inclusive a cobertura para confinamento de vacas leiteiras.
Ele terá 30 mts de largura por 100 mts de comprimento com 5 mts de pé direito.
Gostaria de saber se é necessário fazer o aterramento dos pés direito desse barracão pra se evitar descargas atmosféricas ou não.

Cicero, envie a sua dúvida para o nosso suporte técnico. suporte@tel.com.br

Por lei deverão ser instaladas linhas de vida de forma segura e robusta para suportar um possivel impacto de queda. O SPDA não foi projetado para essa finalidade por isso não pode ser usado para tal.

A estrutura metálica sob o telhado poderá ser usada como elemento natural de captação, desde que a telha de fibrocimento possa ser excluída do volume de proteção. Ver 5.2.5 (letra b), na página 13 da parte 3 da NBR-5419 (2015).

Francis Magalhães
Engenheiro Eletricista

Lourenço Lopes Alves

Francis you are an excellent eletrician engineer. Thanks for your objetive information.

Lourenço Lopes Alves

Francis você me ajudou muito irmão. Tenho um rabo de foquete que é fazer a captação em spda de uma cerâmica de fabricação de tijolos de argila (barro). Fiz o projeto elétrico da entrada em média tensão (13.8 kv) e a parte de baixa tensão em 0.220kv. But, meu problema agora é distribuir no espaço interno da gaiola de Faraday, qué a parte interna, dos eletrodos com as devidas distâncias que permitam o melhor escoamento dos elevados níveis de tensão provenientes das descargas. É claro que tenho que fazer uma boa homogenização no perímetro circundante uma menor média, possível, de valores específicos de resistência de terra. O que me aconselha irmão? Antecipo agradecimentos.

Lourenço Lopes Alves

Correção: ( e espero obter, assim imagino, uma menor média)

José Antonio de Camargo - Engenheiro Civil

Estou sendo contratado por um órgão publico para elaborar a documentação necessária para uma serie de serviços de manutenção preventiva de um prédio centenário. Recentemente o telhado que era de telha de fibrocimento sobre estrutura de madeira foi substituído por telha metálica, tipo sanduíche, sobre o madeiramento antigo. A área do pavimento superior é de aproximadamente 350 m2, com fachada para três ruas sendo que em duas delas a poucos metros passa linha de media tensão de 13,8 kV. Ao lado da maior fachada do outro lado da rua existe uma agencia bancaria também com dois pavimentos que para proteção de SPDA conta com torre metálica e captor tipo Franklin. A questão é a seguinte: Posso correr cabeamento nu no perímetro do telhado interligando todas as telha através de parafuso e aterrando, convenientemente, a malha perimetral?

Boa tarde, José Antonio.
Agradecemos seu contato e pedimos desculpas pela demora no retorno.
Já estamos verificando a questão com o autor do artigo e logo mais lhe daremos um feedback.
Att.

Maria Elisabeth Nunes Marinho Santoro

Bom dia. Existe soda se cabo para descida

boa tarde, estou montando um barracão com o modelo de telha abaixo, gostaria de saber se posso utilizar como captor para SPDA;
TELHA GALVALUME PRE-PINT S/P AZ150 RT-100/0952 – IMPORTADO 0,50 SUP BRANCO RAL 9003 X INF BK BRANCO ABNT/NBR14514

Boa tarde, Wagner.
Agradecemos seu contato e pedimos desculpas pela demora no retorno.
Já estamos verificando a questão com o autor do artigo e logo mais lhe daremos um feedback.
Att.

Olá, Wagner,
Segue a resposta do especialista:

A possibilidade de utilização de telha metálica vai além das suas características. Por exemplo: se há área classificado abaixo da telha ou se o ponto quente irá surgir ou a possível perfuração da telha for um problema, independente das suas características, ela não poderá ser utilizada.

Ficamos à disposição,
Att.

Olá, a estrutura metalica (steel frame), de um telhado coberto com telhas cerâmicas, pode ser utilizada como captor natural? As telhas podem ser perfuradas. Esta solução pode ser utilizada em edificio residencial de cinco pavimentos?

Boa tarde, Renata.
Agradecemos o seu contato e pedimos desculpas pela demora no retorno.
Já estamos verificando a questão com o autor do artigo e logo mais lhe daremos um feedback.
Att.

Olá, Renata.
Segue abaixo a resposta do especialista:

A NBR5419:2015 não possibilita a exclusão das telhas cerâmicas do escopo de proteção, logo não poderemos usar a estrutura debaixo das telhas como captores.

Ficamos à disposição,
Att.

Jeovan Soraya Maisa

Quando ao uso da telha termoacústica onde a parte externa tem 0,65mm de espessura ela poderá ser usada como captor natural mesmo tendo material isolante colado nela? – Pois é um telha tipo sanduíche.

Aloísio salvador nicodemus

Estou vendo um galpão toda de estrutura metálica soldada junto com os vagalhões preciso faze para raio já que é um captores natural?

Agradecemos seu contato.
Já estamos verificando a questão com o autor do artigo e logo mais lhe daremos um retorno.
Ficamos à disposição.
Att.

Boa tarde, Aloísio.
Segue a resposta do autor do artigo em relação à sua dúvida:

“A necessidade e as características da proteção contra descargas atmosféricas dependem de vários fatores. Esses podem indicar que a estrutura em questão não necessite de proteção, que a condição atual atenda ou que será necessário adicionar outras medidas. Assim, sugiro procurar ajuda com especialista que lhe orientará adequadamente.”

Ficamos à disposição.
Att.

Aloísio,

A necessidade de proteção é definida no gerenciamento de risco conforte a parte 2 da NBR5419:2015.

Jeovan,

Poderá utilizar se for aceitável a perfuração da telha e se o ponto quente não for capaz de causar um incêndio ou explosão.

Maria,

A NBR5419:2015 não permite emenda em cabos de descida.

Cicero,

A definição da necessidade de adoção de medidas de proteção devem ser estabelecidas de acordo com a parte 2 da NBR5419:2015.

Antônio,

O SPDA deve ser independente e se deve proteger a linha de vida de descarga atmosférica direta.

Bom dia. Tenho 2 perguntas: 1) Posso utilizar telhas de chapa galvanizadas de 0,5 mm como captor de SPDA gaiola, SEM risco de perfuração e/ou pto quente por este ficar dentro do volume protegido de um outro SPDA?; 2) O telhado de chapas galvanizadas com fixação as vigas de metalon com parafuso autobrocante, assegura a continuidade necessaria para captação de SPDA estrutural?

Os comentário estão encerrados.

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico