Atualização da NBR ISO CIE 8995 – Iluminação de ambientes internos

Como mencionei no primeiro artigo deste ano, 2025 promete trazer muitas novidades e ótimas perspectivas de inovação e de novos conceitos. Somente até o final do mês de janeiro deste ano, a Comissão Internacional de Iluminação – CIE, juntamente com a ISO, publicaram a versão final da ISO/CIE 8995-1:2025 – Light and lighting — Lighting of work places Part 1: Indoor. Isto possibilita à comissão de estudos nacional iniciar o grupo de trabalho que vai tratar da atualização da norma equivalente no Brasil. 

A atual ABNT NBR ISO CIE 8995 – Iluminação de ambientes de trabalho – Parte 1: Interior, teve sua primeira edição e segue em vigor desde março de 2013, tendo substituído a antiga NBR 5413:1992 – Iluminância de interiores, bem como a NBR 5382 : 1985 – Verificação de iluminância de interiores. Entre 2008 a 2013, houve muita discussão técnica na comissão de estudos devido a ruptura do texto, até então em vigor, e a criação de uma norma idêntica, a norma internacional ISO CIE. Isto provocou muitos questionamentos e um tempo de adaptação, visto que muitos requisitos seguiram e ainda hoje seguem os padrões antigos, baseados na ABNT NBR 5313. Dentre eles, regulamentações de segurança no trabalho, documentos públicos e privados de órgãos diversos. 

Após doze anos de uso da norma, chega o momento de decidir: manter a versão inspirada fielmente na íntegra da norma internacional ou desenvolver uma norma nacional, independente ou baseada na norma vigente. Este será um dos primeiros temas a serem discutidos na Comissão de Estudos de Aplicações Luminotécnicas e Medições Fotométricas neste ano.

Dentre as modificações e inclusões de temas mais significativos nesta nova versão citamos: Melanopic EDI, isto é, Melanopic Equivalent Daylight Illuminance, ou seja o quanto uma fonte de luz afeta o sistema não visual, incluindo a regulação do ciclo circadiano, e a Temporal light modulation (TLM), que diz respeito sobre flicker, efeito estroboscópico e outros fenômenos relacionados. Além dessas citadas, existem outras modificações importantes, as evoluções correspondentes devem ser avaliadas pela comissão e serem entendidas de forma clara e objetiva em futuro texto da norma.

Será um trabalho que exigirá tempo, embora deva ser feito no menor tempo possível, envolvendo discussões técnicas, trabalho em grupo e ampla troca de conhecimento e experiências dos profissionais envolvidos nesta comissão. No final das contas, o objetivo comum é que o conhecimento atualizado e compartilhado internacionalmente chegue na prática nos projetos de iluminação de áreas internas, contribuindo para uma evolução técnica nos produtos de iluminação e que acima de tudo os projetistas do Brasil utilizem este documento de forma prática e efetiva gerando uma melhor iluminação para todos.

Sobre o autor:

Luciano Rosito é engenheiro eletricista, especialista em iluminação e iluminação pública. Professor de cursos de iluminação pública no Brasil e exterior.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo evento

Evento: DISTRIBUTECH
Data: 24/03/2025
Local: Kay Bailey Hutchison Convention Center
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Botão Fechar
Verificado pela Leadster
Botão Fechar
Logo