BYD inova ao trazer para o Brasil container para geração de energia em larga escala

Diferencial do sistema é o grande potencial de armazenamento de energia

A BYD trouxe para o Brasil uma inovação tecnológica que abre um leque de possibilidades para o setor elétrico – o ESS Container. O equipamento, capaz de abrigar uma grande quantidade de baterias, armazena a energia do sol em larga escala durante o dia  e com ele é possível programar a utilização da energia  durante a noite, nos dias nublados e com chuva e ainda escolher a melhor hora de compartilhar o excedente com a rede nos horários de pico. O container usa baterias de fosfato ferro-Lítio que possuem um ciclo longo de vida e uma alta densidade energética

O primeiro projeto de larga escala que utilizou o ESS Container BYD foi uma usina criada para um condômino de casas residenciais, uma parceria da parceria da Alsol com a Cemig, implantada em Uberlândia no ano passado (2019) utilizou um ESS-Container com 220 baterias, que juntas armazenam 1,36MWh, o suficiente para suprir a demanda de um condomínio de casas. O sistema é capaz de abastecer cem casas por dois dias inteiros. A Cemig/ Alsol recebeu menção honrosa no prêmio internacional Solar & Storage Live Awards 2019 na categoria International Solar and/or Storage Project of the Year, o maior evento de energia renovável do Reino Unido.

“A Alsol buscava fornecedores que conseguissem honrar seus compromissos. Com o estabelecimento da fábrica da BYD em Campinas, essa parceria ficou ainda mais sólida. Quando o nosso projeto de pesquisa e desenvolvimento com a Cemig começou a ser desenvolvido, optamos por fazer a primeira compra das baterias de armazenamento de ferro lítio. É uma iniciativa pioneira”, afirma Gustavo Malagoli Buiatti, fundador e CTO da Alsol. Criadora do primeiro sistema fotovoltaico do Brasil, a Alsol é uma empresa de ponta em desenvolvimento de energias sustentáveis – a chamada energia 4.0 – e uma das grandes parceiras da BYD no Brasil. Com a utilização da tecnologia das baterias de armazenamento a empresa conseguiu desenvolver sistemas ainda mais integrados e de excelência.

Vantagens do ESS-Container

  • Container adaptável a diferentes segmentos industriais.
  • Reduz o consumo de energia elétrica nos horários de pico.
  • Gera energia de acordo com a necessidade de uso.
  • Modulação de frequência com funções AVC e AGC.
  • Aplicações On grid e Off grid.
  • Eletricidade de transmissão e distribuição
  • Smart-grid
  • Micro-grid
  • Usina viabiliza melhores condições de infraestrutura elétrica em locais remotos.
  • Sistema de armazenamento de energia BYD atende diversos segmentos como indústria metalúrgica, indústria química, portos, aeroportos e bases militares.

Atualizado em 7 de junho de 2021 por Henrique Vaiser

Posts Relacionados

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico