Certificação inédita no Brasil: primeira empresa brasileira certificada para serviços de inspeção “Ex”

Foi certificada em 10/06/2021 a primeira empresa brasileira de serviços de inspeção e manutenção de equipamentos e instalações “Ex”, de acordo com os requisitos da norma técnica brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-17 – Atmosferas explosivas – Parte 17: inspeção e manutenção de equipamentos e instalações “Ex”.

Esta certificação nacional, inédita na história brasileira sobre o tema “segurança dos equipamentos e instalações elétricas e mecânicas em atmosferas explosivas” foi conquistada pela empresa de serviços “Ex” Ideal Work Consultoria e Projetos Ltda, com sede na cidade de Macaé/RJ.

O escopo desta certificação pioneira no Brasil envolve serviços de inspeção (visual, apurada ou detalhada) e manutenção de instalações e equipamentos com tipo de proteção por invólucro à prova de explosão (Ex “d”), segurança aumentada (Ex “e”), segurança intrínseca (Ex “i”), encapsulamento (Ex “m”), não acendível (Ex “n”), imersão em líquido (Ex “o”), equipamentos e sistemas de transmissão que utilizam a radiação ótica (Ex “op”), invólucros pressurizados (Ex “p”), imersão em areia (Ex “q”), proteção especial (Ex “s”) e proteção contra ignição de poeira combustíveis por invólucro (Ex “t”). Os equipamentos “Ex” incluídos no escopo desta certificação incluem equipamentos elétricos, de instrumentação, de automação e de telecomunicações, certificados para instalação em áreas classificadas contendo gases inflamáveis (Grupo II) ou poeiras combustíveis (Grupo III).

Esta certificação de serviços de reparo inspeção e manutenção de equipamentos e instalações “Ex”, foi realizada pela DNV – Det Norske Veritas, que é um Organismo de Certificação “Ex” reconhecido, envolvendo o tema certificação de Competências pessoais “Ex”, Empresas de Serviços “Ex” e Competências Pessoais para Atmosferas Explosivas.

As auditorias e avaliações da conformidade realizadas por este Organismo de Certificação “Ex” foram feitas de acordo com os requisitos indicados nas seguintes normas técnicas brasileiras adotadas:

  • ABNT NBR IEC 60079-17: Atmosferas explosivas – Parte 17: Inspeção e manutenção de equipamentos e instalações elétricas
  • ABNT NBR ISO 9001: Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) – Requisitos

As instalações elétricas, de instrumentação, de automação de telecomunicações em áreas classificadas possuem características “específicas” de projeto, a fim de torná-las adequadas para atmosferas contendo gases inflamáveis ou poeiras combustíveis. É essencial, por razões de segurança, durante o ciclo total de vida destas instalações, que a integridade destas características “específicas” e dos tipos de proteção “Ex” dos equipamentos, seja preservada. As atividades de inspeção e manutenção de equipamentos e instalações “Ex” podem ser consideradas o “coração” de todo processo de gestão de segurança, de ativos “Ex”, de processos e de pessoas, relacionados com o tema “segurança dos equipamentos e das instalações em atmosferas explosivas”.

As etapas de inspeção e manutenção das instalações “Ex” podem ser consideradas um dos elos mais importantes na corrente de ações de segurança que englobam as instalações “Ex”, desde as etapas iniciais de projeto e de seleção dos equipamentos, até os serviços de montagem, passando pelo processo da certificação de conformidade dos equipamentos, empresas de serviços de reparo e recuperação de equipamentos “Ex”, e de competências pessoais “Ex”.

As atividades de inspeções das instalações em atmosferas explosivas fazem com que os eventuais “desvios” ou “não conformidades” encontradas que forem detectadas possam ser prontamente tratadas e corrigidas, de forma a assegurar que os equipamentos “Ex” continuem apresentando suas funções e tipos de proteção para os quais foram originalmente fabricados e certificados.

É necessário manter uma rigorosa rotina periódica de inspeções “Ex”, com base em procedimentos normalizados, durante toda a vida útil das instalações. As inspeções periódicas visam detectar não conformidades e modificações de campo não autorizadas, de forma que estes “desvios” ou “incorreções” sejam corrigidos, mantendo as instalações “Ex” adequadas de acordo com os requisitos das Normas da Série ABNT NBR IEC 60079, bem como seguras e de acordo com os requisitos legais aplicáveis.

Em função da elevada quantidade de “desvios” que são frequentemente encontrados nas inspeções práticas de campo dos equipamentos e das instalações elétricas, de instrumentação, de automação e de telecomunicações em áreas classificadas contendo gases inflamáveis ou poeiras combustíveis, pode ser verificado que somente a avaliação da conformidade por meio da certificação dos equipamentos elétricos e mecânicos “Ex” tem se mostrado insuficiente para garantir a segurança das instalações em atmosferas explosivas e das pessoas que nelas trabalham.

Existe também a necessidade de que as Empresas de Serviços “Ex” evidenciem, por meio de avaliação da conformidade, pela sistemática de certificação, as devidas competências e sistemas de gestão da qualidade para o atendimento dos requisitos normativos aplicáveis das Normas Técnicas Brasileiras adotadas idênticas da Série ABNT NBR IEC 60079 (Atmosferas explosivas), para a execução dos respectivos serviços sobre equipamentos e instalações “Ex”.

A partir da existência no mercado de Empresas de Serviços “Ex” certificadas, as empresas contratantes destes serviços passam a dispor de empresas com este significativo diferencial técnico e da necessária confiança, com base em avaliação e certificação da conformidade.

A presente certificação pioneira de empresa de serviços de inspeção e manutenção “Ex” representa um significativo marco na história brasileira para a elevação dos níveis de segurança e de conformidade normativa e regulatória sobre equipamentos e instalações em áreas classificadas.

Atualizado em 19 de agosto de 2021 por Redação

Fazer um comentário

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico