Clientes da CPFL Santa Cruz terão redução na tarifa de energia

A redução de 0,32% é válida para residências e pequenos comércios a partir de 22 de março
A CPFL Santa Cruz, distribuidora do Grupo CPFL Energia que atende 45 municípios do interior de São Paulo, informa que a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, na última terça-feira (17), o reajuste tarifário anual (RTA) da concessionária, que entrou em vigor ontem,  dia 22 de março. A tarifa permanecerá próxima ao ano anterior, com redução de 0,32% para os clientes do grupo B (residências e pequenos comércios). Para os consumidores ligados à alta tensão, haverá um leve aumento de 1,14% (indústrias e grandes comércios), com uma média de 0,20% (Considerando Alta Tensão e Baixa Tensão), índice bem abaixo da inflação de 2019, que foi de 4,01%.

Para o cálculo das tarifas, a Aneel considera a atualização de custos com a compra de energia, com sistema de transmissão e com a distribuição da energia elétrica, assim como com os encargos setoriais, conforme regras estabelecidas para o setor.

Neste ano, os principais fatores que levaram a esse resultado, foram o aumento dos custos não gerenciáveis pela distribuidora, tais como aumento do custo de energia por conta da alta da taxa dólar e dos custos de transmissão por conta da incorporação de novas instalações.

Em contrapartida, a substituição dos componentes financeiros de 2019 por componentes mais baixos em 2020 balanceou a elevação dos custos não gerenciáveis e fez com que o reajuste permanecesse abaixo do IPCA.

 

Dicas para Economizar Energia:

Geladeiras

1. Instalar a geladeira em local bem ventilado, desencostada de paredes ou móveis, longe de raios solares e fontes de calor, como fogões e estufas;

2. Nunca utilizar a parte traseira da geladeira para secar panos, roupas ou tênis;

3. Nunca colocar alimentos quentes na geladeira;

4. Não forrar as prateleiras da geladeira;

5. Não deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo e não se esquecer de manter as borrachas de vedação da porta em bom estado.

Ar-condicionado

6. Quando o uso do ar condicionado for inevitável, o ideal é utilizá-lo da melhor maneira possível, evitando a utilização por longos períodos e com temperaturas muito baixas;

8. Priorize a compra de aparelhos de ar-condicionado com a tecnologia inverter, cujos motores são mais eficientes e econômicos;

9. Manter os filtros do ar limpos também é uma ótima iniciativa de economia, já que assim o motor não se esforçará mais que o ideal;

10. Sempre mantenha os ambientes bem arejados. Abrir cortinas e janelas ajuda na ventilação e reduz a necessidade de ar-condicionado e ventiladores.

Chuveiros elétricos

11. Nos dias quentes, colocar o chuveiro na posição “verão” (o consumo será cerca de 30% menor);

12. Limpar periodicamente os orifícios de saída de água do chuveiro;

13. Tomar banhos mais rápidos e desligar a torneira ao se ensaboar;

14. Nunca reaproveitar uma resistência queimada;

15. Uma boa opção também são os aquecedores solares para água, que, cada vez mais, possuem preços atrativos e demandam baixa manutenção.

Atualizado em 7 de junho de 2021 por

Posts Relacionados

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico