Como proteger seus aparelhos eletrônicos dos raios?

Minas está entre os estados que mais registram descargas atmosféricas no país; saiba como evitar danos

A temporada de chuvas e tempestades retorna e, com ela, os temidos raios. De acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), nos últimos anos, o estado registrou uma média anual de 935 mil de descargas atmosféricas, uma das maiores do país. E a Região Metropolitana de Belo Horizonte é uma das que mais sofre a incidência do fenômeno.

Esse alto número de raios exige atenção redobrada para prevenir estragos a equipamentos eletrônicos, conforme alerta o professor e engenheiro eletricista João Carlos Lima, do Grupo Loja Elétrica. “O risco de surtos ou sobretensões é grande, pois nem sempre as pessoas tomam os devidos cuidados com as instalações domésticas”, ressalta.

O engenheiro explica que é preciso transformar alguns cuidados em hábitos e, ainda, prestar atenção para efetuar a prevenção corretamente. Ele exemplifica que, apesar de muito utilizados, os filtros de linha nem sempre desempenham a função de proteção dos aparelhos eletrônicos. “O DPS seria uma alternativa mais interessante, pois atua como um verdadeiro guardião dos eletrodomésticos, principalmente os eletrônicos. Na hora das tempestades e raios, ele garante 100% de eficiência na prevenção de queima desses equipamentos”.

O Dispositivo de Proteção contra Surto (DPS) pode ser instalado no disjuntor (ou quadro de chaves) de uma instalação elétrica para proteção geral da rede. Para a proteção individual de um eletroeletrônico, o mercado também oferece o DPS em formato pocket, com encaixe direto na tomada.

Outra crença contestada por Lima é de que apenas desligar os aparelhos seria suficiente para protegê-los das descargas atmosféricas. “Desplugá-los da tomada é fundamental”, reforça.

Para se proteger

Saiba outros cuidados para evitar danos e acidentes com seus eletroeletrônicos no momento de tempestades:

  • Evite tomar banho e utilizar a torneira elétrica
  • Não use telefone fixo
  • Desligue os fios de antenas das TVs e receptores de sinal
  • Procure manter distância de estruturas metálicas, como janelas e canos, e de aparelhos como geladeira e fogão
  • De preferência, não saia de casa

Atualizado em 7 de junho de 2021 por

Posts Relacionados

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico