Condicionamento de energia

Edição 124 – Maio de 2016
Dicas de instalação: Condicionamento
Por Fábio Silveira*

O projeto de Sistemas UPS (sigla em inglês para Uninterruptible Power Supply) é um assunto consideravelmente complexo e amplo. Neste artigo vamos falar de algumas das principais considerações.

Os principais pontos que devem ser considerados na avaliação de necessidades para o projeto de um Sistema UPS

Configuração de entrada e saída do sistema, monofásico ou trifásico

 

Compreender a sua infraestrutura de energia existente é um passo crucial na elaboração do projeto. Dependendo da disponibilidade da infraestrutura e da necessidade da aplicação, as cargas podem ser concentradas em sistemas trifásicos ou alimentadas diretamente através de sistemas monofásicos, principalmente em ambientes de TI a nível de rack.

 

Ambiente de instalação

 

É imperativo compreender como um potencial Sistema UPS será implantado. Como, hoje em dia, a maioria dos ambientes deve estar apta a suportar diversas soluções para variadas aplicações, se faz necessário avaliar as particularidades de cada aplicação e do local de instalação.

 

Potência do sistema

 

O  KVA ou KW  de suas cargas de energia é um dos fatores mais importantes na identificação do sistema UPS. Depois de identificar o ambiente, a aplicação e a potência total do sistema, será possível escolher a melhor tecnologia, topologia e configuração (trifásico e/ou monofásico).

 

Outro fator muito importante é avaliar se a carga terá uma demanda de crescimento futuro, o que influenciará diretamente a escolha do sistema, o qual deverá comportar este crescimento.

 

Disponibilidade

 

Este tópico deve levar em consideração a necessidade de autonomia que o sistema deve possuir em caso de uma falta de energia e também o nível de criticidade da aplicação de missão crítica, o que vai determinar a necessidade de topologia, ou seja, se o sistema dever ser singelo, paralelo redundante, dual bus, etc.

 

Escalabilidade

 

Como dito anteriormente, a avaliação de crescimento de demanda de carga futura é fundamental para a análise do projeto. Caso haja esta necessidade, o sistema UPS deve possuir facilidade para upgrade de potência, por meio de atualizações de firmware e/ou adição de hardware modulares ou hot swap. Esta característica diminui drasticamente o custo financeiro e o tempo de indisponibilidade do sistema durante o upgrade.

 

 

Distribuição de energia

 

É importante considerar como a energia será entregue ao seu equipamento crítico. Em alguns casos, você pode simplesmente ligar cargas diretamente no UPS. Em outros, você pode precisar de painéis de distribuição. Também pode-se incorporar as réguas de distribuição de energia em nível de rack.

 

 

Estes painéis e/ou réguas podem ser incorporados ao sistema UPS, mantendo-se, assim, um padrão e gerenciamento eficaz da distribuição de energia critica.

 

 

Gerenciamento

 

Enquanto o sistema UPS protege a carga durante uma queda de energia, o software de gerenciamento pode garantir que todo o trabalho em andamento seja salvo e que os equipamentos eletrônicos sensíveis sejam normalmente encerrados se a queda de energia exceder a autonomia das baterias, com possibilidade de operar e se integrar em servidores virtuais, como VMware ou Hyper-V. Esta funcionalidade é muito utilizada para sistemas de pequeno e médio porte.

 

 

Para aplicações de grande porte, normalmente, a maior necessidade não é o desligamento ordenado de cargas, mas sim o monitoramento e o gerenciamento em alto nível, com possibilidade de customização de telas para gerenciamento, níveis de alerta remoto, notificação via e-mail e mensagens de texto, geração de gráficos e tendências de todas as grandezas elétrica envolvidas, interação com banco de dados, além de possibilidade de conectividade com diversos protocolos de comunicação como SNMP/Ethernet, ModBus, AS/400, etc.

 

 

Manutenção

 

Atualmente, os gerentes de infraestrutura e TI preferem a segurança e a confiabilidade dos serviços avançados oferecidos pelos fabricantes. É de suma importância a avaliação da capacidade de serviços oferecida pelos fabricantes considerados, principalmente na região onde o equipamento será instalado. Além disso, é fundamental analisar o design do sistema UPS, o qual deve proporcionar intervenções de manutenção em um menor tempo possível, considerando que o design modular dos circuitos internos é uma tendência da indústria de UPS, pois, diminui drasticamente o tempo médio de reparo (MTTR).

 

 

Orçamento

 

Embora as últimas características de desempenho de um sistema UPS analisadas possam encaixar-se muito bem com as necessidades da aplicação, as restrições orçamentais podem forçar o cliente a tomar decisões que não sejam adequadas para aplicação. Esteja preparado para priorizar suas necessidades de redundância, escalabilidade, eficiência, gestão de software e facilidade de manutenção.

 

 

Conclusão

 

Atualmente, as empresas realizam elevados investimentos em infraestrutura de TI, telecomunicações e equipamentos críticos sofisticados, que estão ligados diretamente à operação dos seus negócios, devendo garantir o mais elevado nível de disponibilidade, conforme o grau de complexidade de cada aplicação.

 

 

Por conta da instabilidade do sistema elétrico, o uso de sistemas UPS é indispensável para a garantia de disponibilidade destes equipamentos críticos. A decisão a respeito de qual sistema UPS é o ideal para seu negócio sempre deve ser analisada com base no grau de criticidade da aplicação, na infraestrutura elétrica que há disponível e no valor do investimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

*Fábio Silveira é engenheiro eletricista e supervisor de Engenharia e Serviços da Eaton. Atua na área de sistemas de energia e missão crítica há mais de 18 anos e possui larga experiência em produtos, serviços, aplicações e tecnologias em sistemas de energia. 

 

 

 


 

Atualizado em 7 de junho de 2021 por Simone Vaiser

Posts Relacionados

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico