Crescimento das certificações de sustentabilidade Leed

Edição 75 / Abril de 2012

Por Juliana Iwashita Kawasaki 

A cada dia vemos mais prédios sendo projetados e construídos buscando o atendimento aos requisitos de certificações de sustentabilidade. Este ano o Brasil tornou-se o quarto país com mais registros de certificações do Selo Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, Emirados Árabes e China, com 46 edificações certificadas e mais de 500 processos registrados.

Fonte: http://www.gbcbrasil.org.br

A certificação Leed foi originada nos Estados Unidos pela organização não governamental U. S. Green Building Council (USGBC) em 1998. No Brasil, a ONG Green Building Council Brasil (GBCB) instituiu-se em 2007 para auxiliar no desenvolvimento da indústria da construção sustentável, utilizando as forças de mercado para conduzir a adoção de práticas de Green Building em um processo integrado de concepção, construção e operação de edificações e espaços construídos.

O GBCB é um dos 21 membros do World Green Building Council, entidade supranacional que regula e incentiva a criação de Conselhos Nacionais como forma de promover mundialmente tecnologias, iniciativas e operações sustentáveis na construção civil.

O Leed é um sistema de certificação e orientação ambiental de edificações, que avalia os seguintes critérios do edifício:

  • Sustentabilidade da localização;
  • Eficiência no uso da água;
  • Eficiência energética e cuidados com as emissões na atmosfera;
  • Otimização do uso de materiais e recursos; e
  • Qualidade ambiental no interior da edificação.

Para cada critério, é dada uma determinada pontuação, que varia de acordo com o tipo de edifício. Atualmente, o GBC Brasil disponibiliza os seguintes tipos de certificação Leed:

Tabela 1 – Tipos de certificação Leed

LEED NC – Novas construções e grandes projetos de renovação
LEED ND – Desenvolvimento de bairro (localidades)
LEED CS – Projetos da envoltória e parte central do edifício
LEED Retail NC e CI – Lojas de varejo
LEED Healthcare – Unidades de saúde
LEED EB_OM – Operação de manutenção de edifícios existentes
LEED Schools – Escolas
LEED CI – Projetos de interiores e edifícios comerciais

O gráfico a seguir indica a divisão dos projetos conforme categorias Leed no Brasil.

Fonte: http://www.gbcbrasil.org.br

Além dos diferentes tipos e necessidades, a certificação também tem diferentes níveis de acordo com o desempenho do empreendimento obtido por meio das pontuações. Assim, o empreendimento pode ser considerado certificado, Silver, Gold ou Platinum.

No início de abril, o GBC Brasil comemorou seu quinto aniversário em um almoço de networking realizado no Hotel Grand Hyatt em São Paulo. Nesta ocasião, 100 membros de empresas associadas e fundadores do GBC Brasil comemoraram o significativo crescimento do setor de construção sustentável. Foi divulgado que se encontra em estudo uma possível parceria entre instituições federais brasileiras e a USGBC para pré-qualificar edifícios que tenham a certificação Procel Edifica para a obtenção da certificação americana.

Embora a quantidade de edifícios com certificação Procel Edifica ainda seja inferior aos edifícios certificados Leed, a intenção do governo em tornar compulsória a certificação Procel Edifica para os prédios públicos deve aumentar significativamente a força deste selo.

Durante o evento do GBCB foi ainda relatado que são registrados atualmente uma média de um empreendimento Leed por dia e que os cursos de capacitação profissional, de pós-graduação e de MBAs em construções sustentáveis vêm aumentando significativamente e estão presentes nas principais capitais brasileiras.

Contribuindo para este processo de capacitação e difusão de conhecimento, estou ministrando com apoio do GBC Brasil um curso de atualização de iluminação para certificação Leed. Nele, são apresentados os conceitos e requisitos para atendimento à certificação Leed no que se refere aos sistemas de iluminação.

O curso “Eficiência Energética em Sistemas de Iluminação” é destinado a engenheiros, arquitetos, projetistas e gestores que atuam ou desejam atuar em projetos, consultorias e obras Leed. Mais informações no site www.gbcbrasil.org.br.

Atualizado em 29 de julho de 2021 por Simone Vaiser

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico