A modernização da marca da Associação vem na esteira do processo de reposicionamento iniciado em 2022 com mudanças estruturais e de posicionamento junto a stakeholders
A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) está de cara nova! Buscando a evolução constante e atenta às tendências do mercado, a entidade modernizou sua marca. A mudança é parte de um processo de reposicionamento iniciado ainda em 2022, com o mote “A energia do Brasil passa por aqui”, que envolveu a revisão de seu planejamento estratégico, estrutural e da imagem da Abradee diante dos stakeholders.
De olho no futuro, a nova marca busca refletir o crescimento e os avanços do segmento de distribuição, com uma imagem mais moderna e que representa a inovação do setor elétrico como um todo. Para isso, segundo a diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Abradee, Cristina Garambone, a estratégia foi modernizar visualmente a associação sem romper com a história da Associação, que carrega a importância de sua contribuição para as distribuidoras associadas e para o setor elétrico.
“A evolução é uma jornada de transformação contínua. Por isso, reconhecemos a importância de traduzir esse momento de inovações também para nossa associação, por meio de uma nova marca que reflita nossa essência e o constante desejo de evoluir”, reflete Cristina.
A nova marca: formas e cores mais modernas
Cristina Garambone explica que o lançamento da marca por si só é de grande relevância, mas que deve ser inserido no processo de modernização da Abradee de forma mais ampliada. A ação é parte de um ciclo maior. “Nos últimos anos, com o reposicionamento, observamos a falta de elementos que representassem a relação da Abradee com o Brasil, com os brasileiros e as brasileiras que se beneficiam da energia transportada pelas distribuidoras por todo o país”, comenta Garambone. Ela reforça que a associação não participa apenas da transição energética justa, mas promove também a inclusão energética.
Para simbolizar a diversidade do povo brasileiro e evidenciar o alcance das redes de distribuição – o serviço público mais capilarizado do Brasil –, optou-se por incluir mais cores na marca da Abradee, mas ainda com presença predominante do laranja. O formato tradicional losangular da logomarca também permanece. No entanto, agora conta com um círculo no centro. Somados, os elementos remetem a um símbolo já conhecido mundialmente: a bandeira do Brasil.
Em constante evolução
O presidente da Abradee, Marcos Madureira, explica que o segmento de distribuição procura estar em constante atualização, acompanhando e antecipando ações dentro dos diferentes cenários. Para ele, a mudança na marca representa isso. “Estamos felizes em anunciar a novidade. Essa é uma evolução dentro de uma postura de modernização que a Abradee já vem assumindo e que se materializa, agora, na nova marca”.
As distribuidoras, como a linha de frente do setor elétrico, simbolizam todo o sistema aos olhos da sociedade. “Desde um simples interruptor em casa até grandes indústrias na alta tensão, é pelas redes da distribuidora que a energia chega, possibilitando o progresso do país. Estamos sempre perto do consumidor, e a atualização da marca, além de todas as ações continuamente realizadas pelas distribuidoras associadas à Abradee, evidencia essa relação de proximidade”, observa Madureira.