Os debates sobre o setor elétrico nacional nos âmbitos regulatório, socioambiental, político e econômico vão permear a Conferência Nacional de PCHs e CGHs, nos dias 19 e 20 de março, em Brasília. O Grupo Delta Energia, referência do segmento no país, vai fomentar as discussões sobre o mercado livre de energia e os desafios da comercialização no Brasil. “As movimentações recentes que permitiram, a partir deste ano, o acesso à modalidade para consumidores de média e alta tensão – como pequenos comércios e indústrias com demanda menor que 500 kW – e a sinalização do Governo Federal de estender esse benefício aos consumidores residenciais são assuntos relevantes para a sociedade”, diz Luiz Fernando Leone Vianna, vice-presidente Institucional e Regulatório do Grupo Delta Energia.
Esse é um dos assuntos que será tratado pelo executivo no painel sobre o tema no dia 20 de março, entre as 11h e 12h30. Na mesa de debates também haverá abordagens sobre o cenário atual das pequenas centrais hidrelétrica (PCHs) e geradores centrais hidrelétricas (CGHs) no Brasil e no mundo. “Temos notado um crescimento significativo de fontes solar e eólica na matriz energética. Portanto, é essencial avançarmos nas discussões sobre a contribuição das hidrelétricas para a manutenção da confiabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN)”, destaca Vianna.
Segundo a Associação Brasileira de PCHs e CGHS (Abrapch), existem 1.046 usinas com esse perfil em operação no Brasil que, juntas, somam 5.560 megawatts (MW) de energia gerada. Há ainda 1.192 processos em andamento na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que visam a expansão do setor. “Temos diversos desafios que envolvem o setor elétrico nacional. Por isso, é um fundamental apresentarmos pautas propositivas em encontros com representantes do segmento”, avalia o vice-presidente Institucional e Regulatório do Grupo Delta Energia.
Também participarão do painel Abertura do mercado de energia elétrica e os desafios da comercialização Carlos Evangelista (presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída – ABGD), Andre Fonseca (sócio-diretor da Thymos Capital), Cesar Pereira (gerente executivo de Regulação e Capacitação na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE) e Roberto Corrêa (fundador e CEO da Cogecom, primeira cooperativa de energia compartilhada do Brasil).
A VII Conferência Nacional de PCHs e CGHs vai reunir técnicos, empreendedores, autoridades do setor elétrico e especialistas em painéis e sessões sobre aspectos regulatórios, socioambientais, econômicos e políticos da implantação e operação de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e centrais geradoras hidrelétricas (CGHs). Serão discutidos assuntos como Transição Energética, o Novo Setor Elétrico e o Papel Fundamental das Hidrelétricas, Mudanças Climáticas e Sustentabilidade Ambiental na Produção de Energia Elétrica e Tecnologia, inovações e Investimentos.
Serviço:
Evento: VII Conferência Nacional de PCHs e CGHs
Datas: 19 e 20 de março, a partir das 8h30 e 20 de março com início às 9h
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília – 70655-775
Informações: https://abrapch.org.br/
Sobre o Grupo Delta Energia
O Grupo Delta Energia, empresa 100% nacional, iniciou suas atividades no segmento de comercialização de energia elétrica em 2001, e consolidou-se como uma das principais organizações do setor. Com uma carteira de clientes que inclui algumas das maiores indústrias do País, a companhia diversificou seu portfólio de negócios nesses mais de 22 anos de atuação, investindo em empresas que agregam sinergias a suas operações. Além de atuar na comercialização de energia elétrica, hoje o grupo está presente no mercado de biocombustíveis (biodiesel e etanol), geração de energia (gás natural e solar), tecnologia e na gestão e estruturação de fundos de investimentos em comercialização de energia no Brasil.