Dia Internacional da Luz: um recurso vital

Atualizado em 7 de junho de 2021 por

Dia Internacional da Luz: um recurso vital

Signify, líder mundial em iluminação, destaca o Dia Internacional da Luz e o papel essencial desse recurso em nossa vida diária. Cerca de 90% do nosso tempo é gasto em ambientes fechados, onde a iluminação natural é insuficiente. Em outras palavras, a luz artificial é essencial para a operação contínua de nossas casas, hospitais, laboratórios, supermercados, espaços públicos, centros de distribuição, escolas e universidades, entre outros motores vitais para a sociedade. Além disso, a iluminação pública ajuda a manter os usuários da estrada seguros e é um fator importante na redução de acidentes de trânsito.

Na América Latina, quase três quartos dos países estão a caminho de alcançar o acesso universal à eletricidade até 2020, e em 2030 a região deverá alcançar acesso quase universal, com o Haiti como o único país com uma taxa de acesso mais baixa a 90%. Isso é muito menos do que os 8% da população mundial que ainda vive no escuro, mas para fechar essa lacuna, você precisa investir cerca de 600 milhões de dólares por ano até 2030.

“A iluminação é uma parte vital da vida e sua disponibilidade é essencial, especialmente durante a situação atual. Em tempos de aparente escuridão, a luz ajuda a confortar as pessoas e a apoiá-las na execução de suas rotinas. Essa, com certeza, foi uma das motivações mais profundas de seus inventores há duzentos anos e uma de nossas prioridades como empresa ”, diz Sergio Villalón, presidente da Signify na América Latina.

Neste Dia Internacional da Luz, lembremos de algumas das propriedades menos conhecidas da iluminação:

Impacto climático

É impossível conceber um mundo moderno sem iluminação artificial. No entanto, a energia é responsável por 60% da emissão de gases de efeito estufa e a iluminação consome 20% da eletricidade gerada no mundo. Para ter sucesso na limitação do aquecimento global, o mundo precisa urgentemente usar a energia com eficiência, além de mudar para fontes de energia renováveis limpas, com tecnologias que garantam a neutralidade do carbono em toda a cadeia produtiva e, é claro, otimização no uso da luz por meio da tecnologia LED, com economia de até 80% em energia em comparação com a iluminação de lâmpadas incandescentes ou de baixo consumo.

Desinfecção hospitalar por radiação ultravioleta (UV)

Embora poucas pessoas saibam disso, a radiação ultravioleta (UV) no comprimento de onda de 254 nm decompõe o DNA de bactérias, vírus e fungos, tornando-os inofensivos. Por esse motivo, a radiação ultravioleta está desempenhando um papel fundamental na desinfecção de hospitais e até de fábricas, escritórios, escolas, entre outros espaços de alto tráfego. De fato, esse tipo de radiação é capaz de purificar o ar e a água.

Fatores como esse nos tempos do COVID-19 promoveram iniciativas como a da Fundação Signify, que doou a tecnologia UV-C para hospitais na China, França, Indonésia, Itália, Quênia, Filipinas, Polônia e Espanha para limpar e purificar o ar do ambiente onde pacientes infectados são tratados, lâmpadas UV-C para esterilizar máscaras faciais e outros equipamentos reutilizáveis ou unidades móveis para desinfetar superfícies.

Luz e comida

A luz é essencial para o crescimento das plantas e a iluminação LED está mudando a maneira como crescemos. Isso permite criar e implementar configurações de iluminação personalizadas em módulos reguláveis e com controle de cores para atender às necessidades de diferentes culturas e fases de crescimento. Os módulos de LED oferecem aos agricultores a capacidade de produzir determinados produtos, como alface mais apetitosa e ervas aromáticas, durante todo o ano em áreas onde isso não era possível antes.

Impacto social

“A missão da Signify Foundation é apoiar comunidades desfavorecidas e negligenciadas em todo o mundo através do acesso a sistemas de iluminação sustentáveis que têm um impacto significativo na vida das pessoas”, relatou Javier Tuiran, diretor de comunicações e responsabilidade social Corporativo, Signify América Latina. “De acordo com esse objetivo, fizemos várias doações para superar a crise causada pela pandemia, como todos os equipamentos de iluminação LED externos do hospital de campanha Campo de Mayo, na Argentina, e a entrega de equipamentos de iluminação no Chile, Panamá e mais de 10 países da Europa e Ásia.

Posts Relacionados

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico