Distribuidores e revendedores de materiais elétricos estimam crescer 10% em 2019

O tímido crescimento do setor de distribuidores e revendedores de materiais elétricos está relacionado a projetos de infraestrutura e à falta de confiança de investidores

Realizada pela revista O Setor Elétrico, a pesquisa deste mês foi feita com 113 distribuidores e revendedores de materiais elétricos, a qual apontou que a estimativa de crescimento desse mercado até o final de 2019 é de 10%, percentual menor que o do ano passado, quando a média foi de 13%. O levantamento indicou também que a contratação de funcionários em 2019 foi de 6% e que a previsão de crescimento do tamanho anual do total do mercado para este ano é de 3%.

Para 15% dos entrevistados, o crescimento do mercado de materiais elétricos será influenciado por projetos de infraestrutura. Para outros 15%, o principal fator será a falta de confiança de investidores. Para 14%, a desaceleração da economia brasileira deverá afetar a elevação dos negócios e para 13%, o desaquecimento do setor da construção civil deverá ser o ponto chave para a estagnação do segmento.

Quadros e painéis (88%) são os produtos mais comercializados pelas distribuidoras, seguidos por materiais elétricos de baixa tensão (81%), Iluminação – lâmpadas, luminárias, reatores (69%), material elétrico de média tensão – 1kV a 36kV (69%), automação industrial (61%) e automação comercial (55%).

O principal segmento de atuação dos revendedores é o industrial (88%). O comercial detém 74% da fatia, e o residencial, 39%.

Como principais clientes, foram apontados pelas distribuidoras as empresas instaladoras (85%). Na sequência, vêm as indústrias em geral (84%), construtoras (82%), empresas de engenharia (79%), empresas de manutenção (73%) e consumidor final (66%).

Clique aqui para fazer o download da pesquisa na íntegra.

Atualizado em 13 de agosto de 2021 por Simone Vaiser

Posts Relacionados

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico