O mundo passou por duas “revoluções elétricas”. A primeira, no final do século XIX, com pioneiros como Thomas Edison e Benjamin Franklin, inventores que contribuíram para o desenvolvimento da eletricidade. A segunda, após a Segunda Guerra Mundial, permitiu a instalação das redes elétricas que moldam nosso mundo atual. Agora, estamos à beira da terceira revolução. Pela primeira vez, as economias desenvolvidas e emergentes exigem simultaneamente os mesmos tipos de cabos e acessórios. É por isso que devemos continuar a investir e inovar.
Na Nexans, acreditamos firmemente que a inovação é a alavanca mais poderosa para criar valor e se destacar no mercado de commodities. É um elemento central da nossa estratégia.
Graças à inovação, transformamos volume em valor e produtos em serviços. A inovação está, acima de tudo, a serviço dos nossos clientes, visando, principalmente, trazer soluções aos seus problemas. Para isso, é essencial ter uma mente curiosa, apreciar as interações com os clientes e os diferentes departamentos da empresa. É preciso pensar “fora da caixa” e, às vezes, ir contra as ideias preconcebidas e se destacar dos outros colaboradores. Não devemos temer errar e cometer erros, pois aprendemos com nossos fracassos.
A inovação na Nexans está em nosso DNA. Fabricamos cabos de energia há mais de 120 anos e participamos de projetos emblemáticos como a eletrificação da Torre Eiffel, da primeira linha do metrô de Paris e da avenida Champs-Élysées. É evidente que apenas a inovação em nossos produtos e processos de produção nos permitiu evoluir, permanecer competitivos e perdurar até hoje.
A inovação na Nexans não é obra de uma ou duas pessoas ou de um engenheiro em seu laboratório. É, acima de tudo, um estado de espírito que cultivamos. Por exemplo, na Nexans Brasil, organizamos um concurso de inovação ao longo de vários meses, aberto a todos os colaboradores. O objetivo era despertar o espírito pioneiro em cada um de nós e confrontá-lo com o julgamento de seus colegas. A iniciativa permitiu recolher mais de 60 ideias. Após três fases de seleção, designamos duas equipes vencedoras, uma das quais conseguiu patentear sua inovação.
Uma nova ideia é considerada uma inovação de valor se atender a três critérios: responder a uma necessidade do cliente, ser viável operacionalmente (a empresa deve ser capaz de produzi-la) e ser rentável para criar valor para os acionistas.
O espírito de inovação começa com pensar de forma diferente, estar aberto a mudanças e aos colegas. A transformação não deve ser vista como um perigo, mas como uma oportunidade. É essencial poder trabalhar em grupo, em equipes multidisciplinares.
Um dos princípios é cometer erros cedo e frequentemente. Os erros não podem e não devem ser evitados. Quanto mais cedo o erro for descoberto, menor será o seu custo. A questão fundamental é “Por quê?” e não apenas “O quê?” e “Como?”. O modelo a seguir é o seguinte:
- Compreender o problema
- Observar o comportamento do usuário
- Definir um ponto de vista
- Idealizar
- Prototipar
- Testar
O marketing está no coração da inovação. Ele deve estar envolvido desde o início do processo e não apenas no final, no momento do lançamento. O marketing deve assumir responsabilidades, principalmente na etapa de criação de ideias. Ele não é o proprietário da inovação, mas deve ser o piloto para garantir que, em todas as etapas da criação, a necessidade do cliente seja bem considerada.
A estratégia de desenvolvimento da Nexans é a criação de valor em torno do nosso know-how: o cabo de energia. Procuramos sair de uma lógica de venda pura de produtos para oferecer soluções aos nossos clientes. Nesta transformação, o digital e a inteligência artificial são essenciais. Por exemplo, desenvolvemos ferramentas digitais para melhorar a cadeia de suprimentos, como nosso serviço Nexans TRACK’N TRACE. Também oferecemos uma solução que permite rastrear os carretéis de cabos para reduzir o risco de roubo e perda dos cabos. É o Nexans ULTRACKER.
Recentemente, lançamos o EASYCALCTM, uma ferramenta que permite calcular a dimensão de um cabo de baixa tensão a partir dos dados de um circuito elétrico. Esta ferramenta é gratuita, disponível no nosso site e em aplicativos móveis. Ela aproxima o cliente usuário dos produtos Nexans.
Por natureza, o cabo de energia vai continuar representando a maior parte do faturamento das nossas inovações. Lançamos o Nexans METRIUM: o 1º cabo de cobre nu com uma gravação permitindo identificar a marca Nexans, referência de qualidade, a seção do cabo e uma marcação métrica para evitar os erros.
A sustentabilidade está no coração da nossa estratégia. Em 2023, lançamos nosso serviço REBOBINANDO, que propõe aos nossos clientes recuperar os carretéis de um projeto para recondicioná-los e reutilizá-los. Os clientes aderiram imediatamente pois, assim, encontraram uma forma sustentável de destinação dos carretéis. Eles não podem simplesmente descartá-los.
No ano passado, foi sancionada a lei de regulação do mercado de carbono no Brasil. É apenas o início de uma longa jornada rumo à Net-zero até 2050. A Nexans está alinhada com essa visão. Como pioneiros, antecipamos a lei e lançamos no Brasil nossa oferta de cabos de energia de baixo carbono. Essa inovação permite uma redução superior a 50% nas emissões de CO2, oferecendo aos nossos parceiros uma solução concreta para diminuir o impacto ambiental de seus projetos. Dessa forma, é possível evitar a necessidade de compensação no mercado de créditos de carbono, promovendo uma sustentabilidade mais efetiva.
Sobre o autor:
Alain Girard é Gerente de Marketing e Inovação da Nexans Brasil