Durabilidade para painéis fotovoltaicos impulsiona segmento

Apesar de representar apenas 1% da matriz energética do país, a energia solar já se destaca como uma das principais opções de energia renovável. Além da economia, um sistema fotovoltaico pode reduzir até 95% das despesas da fatura, outros benefícios têm contribuído para alavancar o segmento:  valorização do imóvel, manutenção mínima e a durabilidade dos painéis.

“Um painel solar fotovoltaico tem garantia de eficiência de 25 anos para que tenha no mínimo 80% de potência nominal de saída”, explica o engenheiro eletricista e CEO da Renovigi, Alcione Belache.

“É justamente este investimento de longo prazo que atrai muitos clientes para implantação de um sistema solar em suas empresas e residências”, comenta o engenheiro.

A China é hoje o maior mercado produtor de componentes para sistemas de energia solar e tem utilizado as melhores tecnologias para garantir a durabilidade dos sistemas.

Cada etapa da fabricação dos painéis fotovoltaicos inclui um rigoroso processo de produção. Para entender melhor, é fundamental conhecer um pouco mais sobre a função dos componentes utilizados:

  • Células Fotovoltaicas: são responsáveis pela geração de energia. Formadas por materiais semicondutores como o silício, são capazes de converter a luz do sol em energia elétrica através do efeito fotovoltaico.
  • Vidro temperado especial: o uso do vidro especial ultrapuro com baixo teor de ferro é fundamental para que o painel tenha menos reflexos e fazer com que o máximo de luz possa passar através dele.
  • Molduras do painel solar de alumínio anodizado: proporciona robustez e garante a proteção do painel no momento de instalar e nas mais diversas situações.
  • Backsheet: é um material plástico branco que vai na parte de trás do painel solar para proteger os componentes internos e atuar como um isolante elétrico.
  • Filme encapsulante para o painel solar (EVA): trata-se do acetato-vinilo de etileno – uma solução selante que protege as células fotovoltaicas contra o envelhecimento causado por raios UV, umidade e altas temperaturas.
  • Caixa de Junção:  fica na parte de trás do painel solar onde as células fotovoltaicas são interconectadas eletricamente.

Conheça como se dá a produção de um painel solar:

O processo de fabricação do painel fotovoltaico inicia com a limpeza do vidro que é feita em uma máquina especial e com água passada por osmose reversa. Isso é fundamental para que não ocorra a formação de bolhas após o painel estar pronto.

Depois, vem uma das etapas mais complexas do processo: a interconexão das células fotovoltaicas. Nessa fase, as células são interconectadas por fios condutores feitos de cobre ou alumínio e, cada voltagem, possui uma quantidade de séries e células. Para unir as conexões é utilizada uma máquina de solda especial.

Em seguida, vem o sistema de montagem da matriz de células (Layup), ou seja, o processo de coletar as séries de células fotovoltaicas interconectadas e posicioná-las sobre o vidro e o EVA. Após esse trabalho, que é feito por uma máquina especial, é realizada a interconexão manual.  Nessa etapa, as strings de células são soldadas, o que gera uma ligação elétrica entre elas.

Na sequência, acontece a colocação da segunda folha de EVA sobre a matriz de células e do backsheet sobre o EVA, seguido do processo de laminação do painel solar. Neste momento, quatro painéis entram em uma máquina de laminação e o EVA se derrete, unindo todas as camadas.

Em seguida, é retirada a rebarba do material e instalada a caixa de junção que é fixada com o uso de silicone como selante. Por fim, são fixadas as molduras de alumínio, visando garantir proteção para o vidro do painel.

Após todas essas etapas, o painel está pronto para compor o sistema, que é instalado por uma equipe técnica liderada por um engenheiro especializado.

Atualizado em 7 de junho de 2021 por

Posts Relacionados

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico