Empresa reconhecida pelo bom desempenho no segmento de energia solar se lança no mercado de veículos elétricos

NeoSolar energia amplia a atuação com uma nova marca, a NeoCharge

A NeoSolar Energia, empresa pioneira em soluções de energia solar, expande sua atuação no mercado de infraestrutura para veículos elétricos com uma nova marca, a NeoCharge. O objetivo é dar maior independência a essa operação, atendendo às particularidades da mobilidade elétrica, além de facilitar a comunicação com os clientes que possuem perfil e necessidades diferentes dos da NeoSolar. 

Nos seus dez anos de atuação, a NeoSolar se consolidou e conquistou credibilidade e respeito no mercado por meio da distribuição de equipamentos, projetos e instalações de sistemas fotovoltaicos. A empresa paulista carrega como propósito o desejo de fomentar o uso da energia solar fotovoltaica em todo o país e acredita que o conhecimento é a porta de entrada para que isso aconteça. É por isso que desde o início disponibiliza conteúdos relevantes sobre o mercado, abre discussões em seus canais, participa de eventos em universidades e criou seu próprio centro de treinamentos, que já capacitou mais de 2000 profissionais, em sua sede, em São Paulo. 

Por trabalhar com um negócio pioneiro, a empresa sempre acompanha e discute o futuro e, para eles, ficou claro que os veículos elétricos (VE) vieram para ficar e que essa mudança acontecerá logo. “Está no DNA do nosso negócio antecipar os movimentos para apreender e nos posicionar, então a entrada nesse novo mercado foi quase automática, em 2016”, conta o sócio-diretor da NeoSolar e da NeoCharge, Raphael Pintão.

Segundo o sócio-diretor, a união de visão de futuro, planejamento estratégico e a oportunidade junto a um parceiro fornecedor, a Schneider Electric, deu início ao processo. “Como já tínhamos uma relação de confiança com os equipamentos de energia solar, enxergamos essa oportunidade juntos e mais uma parceria foi firmada, com a NeoSolar, na época, assumindo toda a distribuição e serviços dos carregadores de veículos elétricos da marca francesa. Para o grupo, o potencial da mobilidade elétrica é tão grande, que pode até superar a energia solar”. 

A opção por negócios pioneiros e de temática sustentável é, segundo Pintão, uma mistura de visão de negócios com um desejo pessoal dele e do sócio, o irmão, também engenheiro, Pedro Pintão. “Nós acreditamos que o mundo precisa mudar, não tem alternativa. Então, há muita oportunidade de negócio por aí. E o que nós vamos fazer? Ficar assistindo? É claro que não! Nós gostamos de fazer acontecer, queremos dar nossa contribuição e acelerar esse processo. Isso nos dá prazer como empresários e como cidadãos, além de nos motivar”, ressalta. 

Entre as dificuldades em negócios desse tipo citadas por ele, estão falta de divulgação da tecnologia e a regulação técnica, que ainda é pouco definida. Outro ponto refere-se a serviços e produtos muito específicos que exigem conhecimento e equipe muito preparada, além de mão de obra qualificada. É por isso que a intenção da marca é fomentar o setor de infraestrutura para veículos elétricos, disponibilizando informação e cursos, do mesmo jeito que fez com energia solar. 

Especificamente, a NeoCharge atua com comercialização de carregadores e acessórios para veículos elétricos, projeto, instalação e serviços de manutenção, serviços de gestão e operação dos pontos de recarga, a exemplo das soluções de pagamentos para o eletroposto. Também oferece modelos de negócio e cooperação em mobilidade urbana para os que querem tirar um projeto do papel, além de cursos para quem deseja se profissionalizar na área. 

De acordo com o empresário, as perspectivas para este ano com a NeoCharge é alavancar a nova marca e a rede de parceiros que já atende, praticamente, o país todo, e consolidá-la como principal player neste mercado. “Queremos estabelecer novas parcerias, pilotar modelos de negócio e colocar cada vez mais projetos no ar. Estamos muito animados com os desafios”, conta. 

Atualizado em 7 de junho de 2021 por

Posts Relacionados

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico