Empresas Eletrobras fazem primeira emissão de títulos verdes

As empresas Eletrobras foram consideradas habilitadas a emitir títulos verdes (green bonds) ligados a projetos de linhas de transmissão e o primeiro título verde do grupo foi lançado pela controlada CGT Eletrosul, no valor de R$ 185 milhões.

A operação da CGT Eletrosul ocorreu por meio de debêntures de infraestrutura incentivada, com o objetivo de alavancar os projetos de investimento em reforços atrelados aos Contratos de Concessão de Transmissão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), enquadrados pelo Ministério de Minas e Energia (MME) como prioritários.

A Eletrobras já possui, desde 2020, a Certificação Internacional Verde emitida pelo CBI (Climate Bonds Initiative) e Selo Verde obtido através da Segunda Opinião (SPO) para projetos de geração eólica e solar, apresentando agora também os pré-requisitos necessários para emissão de títulos verdes para linhas de transmissão, emitido pela verificadora independente Vigeo Eiris. Confira mais notícias sobre a área sustentável nos negócios aqui.

Para diversas das etapas prévias a esta emissão, a Eletrobras contou com assistência técnica e financeira do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), responsável pelo apoio de cerca de 30% dos títulos temáticos emitidos na América Latina e Caribe. O BID assistiu a Eletrobras em itens como a melhoria do rating ESG (avaliação da adesão da empresa a critérios ambientais, sociais e de governança), a obtenção do Selo Verde, além de preparação e atualização do marco de emissão dos títulos (framework) e do documento de Segunda Opinião (SPO), tendo contratado a Sitawi Finanças do Bem para assessorar nesse processo.

Para acessar o site da Eletrobras, clique aqui.

Imagem: Energia Hoje.

Atualizado em 24 de setembro de 2021 por Redação

Fazer um comentário

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico