Novos medidores digitais em instalação pela Enel SP trazem benefícios aos clientes, como o acompanhamento em tempo real do consumo de energia e mais agilidade e eficiência em serviços como religação de energia.
A Enel São Paulo, em parceria com o Senai, realizou, no último dia 25/07, a cerimônia oficial de formatura para a entrega de certificados a 80 alunos do curso de Instalador de Medidores Eletrônicos Inteligentes de Energia Elétrica (Smart Meters).
A iniciativa tem como objetivo formar mão de obra qualificada para atuação com essa nova tecnologia, que vem sendo adotada em escala cada vez mais por distribuidoras de energia no Brasil. A capacitação desta nova turma de eletricistas ocorreu entre os dias 08 de abril e 05 de julho. Os alunos receberam treinamento em eletricidade geral, teoria de Construção e Manutenção de Redes de Distribuição (CMRDA), aulas práticas e participaram da oficina Enel Compartilha Oportunidade.
“Estamos trabalhando na formação de eletricistas para atuar em diversas frentes em nossas operações, como manutenção, emergência e na instalação de medidores inteligentes em parceria com o Senai. Com essas formações, estamos abrindo novas oportunidades de emprego e desenvolvimento”, enfatiza Guilherme Lencastre, presidente da Enel Distribuição São Paulo.
Sustentabilidade e economia
O novo medidor proporciona uma série de benefícios, incluindo o acompanhamento em tempo real do consumo de energia de sua casa ou negócio, com acesso instantâneo à fatura digital via aplicativo.
Isso torna o uso da energia mais consciente e permite, por exemplo, que as pessoas ajustem seus comportamentos de consumo de acordo com metas mensais de gasto.
Outro diferencial é que, em casos de eventuais interrupções no fornecimento de energia, o atendimento se torna mais rápido, devido à possibilidade de verificação remota das ocorrências pelas equipes técnicas diretamente do centro de operações da distribuidora, sem que o consumidor precise entrar em contato com a empresa. O cliente com medidor inteligente também possui acesso mais ágil a serviços como religação e solicitação de corte do fornecimento.
Esta tecnologia também impacta positivamente na operação da distribuidora, resultando em maior eficiência no serviço prestado e em benefícios para o meio ambiente. A Enel estima evitar a emissão de 20 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera até 2030, graças a serviços remotos, como a leitura de consumo, que substituirão deslocamentos de equipes.
O projeto teve início em 2021, com a instalação de 300 mil medidores nos bairros de Perus, Pirituba, Freguesia do Ó e Brasilândia. Hoje, já são aproximadamente 900 mil medidores instalados em diversas regiões da capital paulista, o que faz da cidade de São Paulo um dos maiores parques com esta tecnologia no país.