Enercred anuncia plano de expansão e ampliação da geração solar para 15MW

Em 2020, serão instaladas duas novas fazendas de energia solar em Minas Gerais; a primeira, de 5MW, entra em operação em abril

A Enercred, pioneira no fornecimento de energia elétrica proveniente de fonte limpa e renovável para consumidores residenciais de Minas Gerais, vai ampliar em 15MW a sua capacidade instalada de geração em 2020. A primeira unidade de geração solar, com capacidade de 5MW, está sendo construída no município de Montes Claros e tem previsão de iniciar a operação em abril.

“A expansão da capacidade de produção de energia elétrica da Enercred este ano ampliará em dez vezes o número de clientes que poderão alugar um percentual da energia produzida por nossas usinas solares, e que terão como benefício uma redução, de até 10%, no valor da conta de luz”, explica o CEO da Enercred, José Otávio Carneiro Bustamante. Atualmente, mais de 1.200 consumidores mineiros já se beneficiam dos serviços da empresa.

O serviço da Enercred funciona como uma assinatura mensal, da qual o cliente aluga um percentual das micro e mini usinas solares da empresa, e esta cuida de compartilhar a energia produzida, com benefícios em termos de custo. Indicado para consumidores cujo valor médio da conta de luz é superior a R﹩ 200,00, o serviço da Enercred permite reduzir o valor da conta de energia elétrica ao mesmo tempo em que o cliente utiliza uma fonte renovável de energia. Todo o processo é feito digitalmente, pela internet ou por meio de aplicativo disponível para smartphones, de modo simples e rápido.

O projeto de Montes Claros, no norte do Estado, é um investimento da Safira Energia, acionista da Enercred. Terá quatro usinas dotadas de painéis com rastreadores solares, com capacidade total de 5MW, e está sendo construído por uma empresa canadense.

Atualmente, a Enercred possui duas usinas solares em operação em Pedralva, no sul de Minas Gerais, cada uma com capacidade de 100kWp. Outras dez usinas, com a mesma capacidade, estão sendo construídas na região: quatro no mesmo município e outras seis distribuídas entre Caxambu, Baependi e São Lourenço.

A Enercred fechou contratos para a gestão do faturamento de clientes de outras quatro usinas, de 2,5MW cada. As usinas, que serão inauguradas em maio, estão sendo construídas em Juiz de Fora (2) e Paraisópolis (2), também no sul de Minas Gerais.

“Essas usinas, combinadas ao projeto de Montes Claros, nos permitirão levar energia limpa e estender os benefícios de redução do valor da conta de luz a milhares de mineiros em todo o Estado”, completa José Otávio Carneiro Bustamante.

Atualizado em 7 de junho de 2021 por

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico