Conceitos básicos de eletrotécnica aplicada – 9ª parte

Cargas das instalações e linearidade – cargas não lineares e fator de potência (continuação)

Grandezas em por unidade (pu)

Para a interpretação de informações de assuntos relacionados à qualidade de energia é importante o conhecimento do conceito das grandezas por unidade ou p.u. As normas estabelecem em seus limites, normalmente, valores nessa grandeza relativa a alguma variável na mesma dimensão de medida. Por exemplo, os limites máximos e mínimos de fornecimento da tensão eficaz em ± 10% da tensão nominal pode ser representado por tensão mínima em 0,9 pu e tensão máxima em 1,1 pu.

Potência de base: normalmente assumem-se valores convenientes de potência de base conforme a aplicação. É comum se adotar valores de 100 MVA para cálculos em sistemas de potência. Caso o sistema a ser estudado seja alimentado por um trafo de 2 MVA, esta poderá ser a potência de base escolhida.

A tensão de base é a tensão nominal do sistema que se está investigando. As outras grandezas são derivadas das duas acima. Assim, a impedância de base será a relação da tensão de base ao quadrado pela potência de base:

Em um sistema trifásico, a corrente de base será:

A representação das grandezas por unidade será sempre por minúsculas e se refere à relação entre a grandeza que se está avaliando relacionada à outra grandeza de base com a mesma dimensão (V, A, ohm ou kVA). Então:

e assim por diante.

Dessa maneira, um transformador que possui os dados de placa e que se deseja estimar a corrente de curto no barramento ou se deseja conhecer a impedância em ohms:

A tensão de base será a tensão secundária de 380 V e a estimativa da corrente de curto-circuito no secundário do trafo. A corrente de curto será:

A corrente de curto será da ordem de 16 vezes a corrente nominal.

A corrente de base é de 1521 A, portanto, a corrente de curto será de:

De forma direta calcula-se a corrente nominal do trafo (de base) que será:

A corrente de curto-circuito trifásica será a relação da corrente nominal com a impedância:

Caso seja necessário estimar a impedância do trafo em ohms para estimativa da tensão harmônica em outras frequências harmônicas:

 

Atualizado em 20 de agosto de 2021 por Redação

Fazer um comentário

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico