Por Eng. José Starosta
Enquanto a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) discute a RN 482/2012 em audiência pública presencial em Fortaleza e os impactos financeiros na geração distribuída (GD), o mercado como um todo dá sinais de começar a se mexer mesmo com retardamento dos prazos acima do esperado.
No primeiro ponto, a constatação da Agência seria que o atual modelo definido pela resolução normativa deveria ser restrito à capacidade de cada distribuidora, sendo assim seria gerado um “gatilho” para cada situação de cada distribuidora, quando então a compensação da energia gerada e a consumida não teriam mais a mesma proporção de custos equivalentes. Em outras palavras, o modelo parece soar como injusto aos consumidores que não optaram por efetuar as suas GD’s e também às distribuidoras que têm suas redes utilizadas sem remuneração pelo modelo tarifário. Um bom debate, que esperamos que possa trazer boas oportunidades a todos e não emperre o crescente e necessário mercado de GD. Há de se considerar que o aumento concedido pela ANEEL neste 2019 para algumas distribuidoras no Sudeste extrapolam as previsões e toda discussão que busque a estabilidade de preços e segurança operacional é muito importante. A bandeira verde de Abril poderá minorar a situação neste instante, que é grave, considerando a previsão de aumento bem menor assumida pelo mercado consumidor e consultorias.
Há de se tomar cuidado com os “milagrosos” economizadores de energia sempre ofertados aos mais incautos nestas épocas em que a energia sobe, e que mereceriam melhor atenção de nossas autoridades que tentam fazer cumprir a lei. Basta testar estas caixinhas pretas enganadoras de forma adequada e observar que não valem para nada. Um engodo concebido e comercializado por estelionatários. Todo cuidado é pouco.
Os eventos relacionados ao nosso setor elétrico em 2019 são vários, destacando-se o itinerante CINASE (Florianópolis, Belo Horizonte, Cuiabá e Recife); e a XIII CBQEE (Conferência Brasileira sobre Qualidade da Energia) em 01 a 04 de setembro nas instalações da Escola de Engenharia Mauá em São Caetano do Sul – SP. Excelentes oportunidades para os desenvolvimentos técnico e profissional. Boa sorte e bons negócios a todos!