Energia solar incentivada

Atualizado em 7 de junho de 2021 por Redação

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e o Governo de Goiás lançaram, em fevereiro, o Programa Goiás Solar, projeto que objetiva acelerar o desenvolvimento da fonte solar fotovoltaica no estado goiano.

O programa, viabilizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), é fruto de mais de um ano de trabalho em cooperação com a Associação.

Com o lançamento do Programa Goiás Solar, que inclui inúmeras propostas e ações para acelerar a adoção da tecnologia fotovoltaica no estado goiano, a Absolar projeta um aumento significativo no número de sistemas solares fotovoltaicos a serem instalados na região a partir deste ano.

“O estado de Goiás tem sido uma liderança no incentivo ao desenvolvimento da energia solar fotovoltaica, tendo tomado uma série de medidas a favor desta fonte limpa, renovável e sustentável, como, por exemplo, a adesão ao Convênio ICMS 16/2015, que isenta de ICMS a energia da micro e minigeração distribuída, tornando-a mais competitiva. Goiás foi, na verdade, um dos três primeiros estados a aderir a esse convênio, liderando o Brasil no tema ”, comenta o presidente-executivo da Absolar, Rodrigo Sauaia.

O executivo lembra ainda que o estado goiano estabeleceu, por meio da GoiásFomento, a linha “Crédito Produtivo Energia Solar”, que viabilizou financiamento para microempresas, empresas de pequeno porte e empreendedores individuais para aquisição de equipamentos de geração de energia solar fotovoltaica.

Para complementar os esforços individuais dos estados do Centro-Oeste em prol do desenvolvimento da energia solar fotovoltaica na região, a Absolar trabalha junto com a Sudeco e os Governadores da região no desenvolvimento de uma linha de financiamento para o Centro-Oeste, similar à linha FNE SOL, em operação na região Nordeste do País.

Posts Relacionados

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico