A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicou, neste mês, o Programa de Expansão da Transmissão (PET) e Plano de Expansão de Longo Prazo (PELP) – 2º Semestre de 2023. De acordo com a entidade, a iniciativa tem como objetivos “manter, ampliar e modernizar a transmissão de energia elétrica no país, trazendo mais desenvolvimento às regiões do Brasil”.
O documento gerencial abrange todas as obras de expansão do Sistema Interligado Nacional (SIN) que ainda não tenham sido autorizadas ou licitadas. O investimento total associado às expansões contempladas nesta edição do PET/PELP é de R$56,2 bilhões.
“Este é um importante insumo para o Ministério de Minas e Energia (MME), sobretudo à ocasião da elaboração dos próximos Leilões de Linhas de Transmissão, que relaciona as obras a serem em seguida outorgadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)”, destaca o secretário de Transição Energética e Planejamento do MME, Thiago Barral.
A EPE destaca também que o programa pode ser tido como uma referência para o mercado, ao apresentar um panorama das perspectivas do setor, incluindo informações detalhadas sobre as próximas expansões previstas para o sistema de transmissão.
“É importante ressaltar que o relatório apresenta o resultado da cesta de obras de expansão de transmissão já recomendadas pela EPE. No entanto, a Empresa de Pesquisa Energética atua continuamente na execução de novas avaliações técnicas, resultando na atualização semestral do documento PET/PELP com a inserção das novas recomendações”, explica Barral.
PET/PELP
O PET/PELP apresenta estatísticas referentes à expansão planejada, contextualizando os principais destaques dos estados, com informações sobre as próximas obras a serem licitadas e seus investimentos/benefícios, e proporciona ainda uma visão geral sobre os estudos de planejamento em andamento, a serem contemplados nas próximas edições do documento.
Clique aqui e acesse o documento.
Com informações da Assessoria Especial de Comunicação Social do MME.