A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, contratou o Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Climatempo para construir uma base de dados para o setor eólico e solar. A proposta é desenvolver uma plataforma digital a qual permitirá o acesso a dados climáticos dos últimos 40 anos e ferramentas para auxiliar o planejamento e investimentos mais eficientes nestes setores.
O programa disponibilizará informações como radiação solar, velocidade e direção do vento. Os dados serão validados por meio de técnicas estatísticas e medições observadas, de forma a assegurar que a base de dados tenha informações confiáveis para avaliar o potencial de geração de energia a partir das fontes renováveis.
O crescimento da produção de energia eólica e solar nos últimos anos se tornou um dos fatores para se buscar a produção de dados atmosféricos de qualidade, uma vez que este tipo de geração de energia possui grande impacto das condições meteorológicas. A ausência de uma base de dados completa, sem falhas e confiável estimulou a produção desse trabalho. Saiba mais acessando o site da EPE aqui.