Equipamentos para atmosferas explosivas

Edição 109 – Fevereiro de 2015

Novas normas IEC e ABNT para equipamentos Ex.

Partes das normas IEC 61892 (internacional) e NBR IEC 61892 (brasileira) são revisadas e alteram requisitos técnicos para unidades marítimas fixas e móveis. Pesquisa com este setor traz impressões de fabricantes e de consumidores de equipamentos Ex.

Quando se pensa em normalização para instalações com atmosferas explosivas, é automático se lembrar da série NBR IEC 60079. As diversas partes que compõem este conjunto de normas tratam dos requisitos técnicos de equipamentos e sistemas destinados a esse tipo de instalação, no entanto, outros documentos normativos também devem ser levados em consideração em casos específicos. É o caso da série IEC 61892, que traz determinações normativas para instalações elétricas em unidades marítimas fixas e móveis.

Recentemente, no final do ano passado, foram publicadas novas edições das partes 5, 6 e 7 da IEC 61892, dedicada a unidades móveis. O engenheiro especializado em atmosferas explosivas, Roberval Bulgarelli, explica que esta série tem o objetivo de garantir a segurança no projeto, seleção de equipamentos, instalação, manutenção e utilização de equipamentos elétricos para geração, armazenamento, distribuição e utilização de energia elétrica para todas as finalidades em unidades marítimas que são utilizadas para a exploração e o aproveitamento dos recursos do petróleo.

A IEC 61892-5 tem por escopo especificar as características para instalações elétricas em unidades marítimas móveis, para utilização durante transferência de produtos de um local para outro e para utilização durante as etapas de exploração e exploração de poços de petróleo. Ainda sem equivalente na ABNT, a parte 5 da IEC 61892 é adequada para instalações elétricas permanentes, temporárias, transportáveis ou manuais de até 35 kVca ou 1,5 kVcc.

Clique aqui para fazer o download da pesquisa na íntegra.

Atualizado em 13 de agosto de 2021 por Simone Vaiser

Posts Relacionados

Política de Privacidade
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
O Setor Elétrico