Edição 93 – Outubro de 2013
Mercado de iluminação em desenvolvimento
De acordo com a pesquisa publicada a seguir, o grau de satisfação dos consumidores com a qualidade dos produtos de iluminação disponíveis no mercado é baixo ou regular. A boa notícia é que, no caso dos Leds, a certificação compulsória já está a caminho
Mais do que iluminar, os sistemas de iluminação devem prezar por requisitos que ganham cada vez mais importância no mundo moderno: qualidade e eficiência energética. Para se ter uma ideia, a pesquisa publicada, a seguir, consultou fabricantes e consumidores de equipamentos para iluminação e identificou que os usuários estão mais preocupados com a qualidade dos produtos que estão sendo disponibilizados no mercado. Na opinião dos consumidores, os equipamentos de iluminação encontrados não atendem plenamente às exigências do mercado. 69% dos entrevistados deram nota 6 ou 7 para o grau de satisfação com este setor.
A pesquisa apurou ainda que, na opinião dos consumidores, garantia do fabricante, disponibilidade de informações técnicas e ter o selo Inmetro são os principais critérios considerados na hora de comprar ou especificar um produto de iluminação. Questionados quanto à tendência deste mercado, o Led, 59% dos usuários que participaram do levantamento afirmaram que esta será a principal fonte luminosa em até dez anos.